Indígenas pedem ajuda do MPF para conter invasões e violência em Palmeira dos Índios
Representantes da Aldeia Monte Alegre, no município de Palmeira dos Índios, aguardam um posicionamento do Ministério Público Federal (MPF), para conter as invasões de terras e atos de violência contra o povo Xucuru-Kariri.
A cacique Maria Luciana Canabrava e o pajé Luciano Leite da Silva, juntamente com vários representantes da aldeia, estiveram na sede do MPF, em Arapiraca, no último dia 26 deste mês de janeiro, para denunciar o mais recente episódio ocorrido na comunidade.
Um grupo de madeireiros invadiu as terras da aldeia, no dia 22 deste mês, e derrubou várias espécies nativas para retirar madeira da localidade. O ato criminoso foi gravado em vídeo por meio de um telefone celular de uma representante do povo Xucuru-Kariri.
Após denunciar o episódio, agora, a comunidade aguarda um posicionamento enérgico da parte do MPF, Funai e outras instituições que defendem os povos indígenas.
“Vivemos nessa terra há muitos anos. Faz seis anos também que um parente nosso teve a vida ceifada. Queremos providências. A comunidade está aterrorizada”, relatou a cacique Luciana.
Além da denúncia da invasão de terras e dos atos de violência contra o seu povo, a líder indígena diz que a situação na aldeia é de muitas dificuldades.
“Moramos em casas de taipa e sem saneamento básico. Pedimos que as autoridades máximas nos ajude”, acrescentou a cacique Luciana.
Por Davi Salsa com Tribuna Independente