22 de novembro de 2024

Pinto da Madrugada ensaia neste domingo (29)

Ensaio ocorre neste domingo próximo ao Marco dos Corais, na Ponta Verde; já o desfile será dia 11 de fevereiro com concentração no início da Pajuçara - Foto: Adailson Calheiros

Alegria, cultura, folia, frevo e tradição continuam no domingo (29), em Maceió. O “Pinto da Madrugada”, maior e mais tradicional bloco de Carnaval de Alagoas, fará o segundo ensaio aberto ao público a partir das 17h, no Espaço Maceió é Massa, na Ponta Verde, próximo ao Marco dos Corais.

O Pinto da Madrugada vai desfilar sem a presença de outros blocos pela primeira vez. “A nossa expectativa é de termos cerca de 400 mil pessoas no desfile do dia 11 de fevereiro, com 18 orquestras no chão”, informa Hermann Braga.

O diretor do bloco lembra que até lá há uma programação festiva do Pinto. “Teremos o tradicional Munguzá do Pinto. Este ano vamos levar o Sururu do Pinto para o Vergel e estaremos no Samba da Periferia homenageando o frevo na nossa capital”, destacou.

O lançamento do Pinto, no último sábado (21), fez parte dessa extensa lista de atividades festivas. Quem estava lá era Emerson Henrique, 48 anos. O jornalista vai acompanhar o ensaio aberto de domingo novamente ao lado da turma de amigos e família. Segundo ele, as expectativas continuam sendo as melhores. “Estaremos lá no domingo. As expectativas são as melhores, já que somos foliões convictos, amantes do bom e velho frevo”, disse.

Ainda sobre a festa, Emerson não esconde a saudade que estava de ir às ruas novamente após grande período sem carnaval, devido às restrições causadas pela pandemia de Covid-19. “A saudade tava grande do Carnaval e, com essas prévias, pretendemos aproveitar o máximo possível”, finalizou.

A criançada também não vai ficar de fora da folia. Esse ano, o Pinto também planejou atividades voltadas para o público infantil. “O bloquinho vai reunir as crianças no Maceió Shopping, dia 5 de fevereiro, às 17h, e dia 11, data do desfile do bloco, das 7h às 9h, com concentração na Cadeira Gigante, na Ponta Verde”, salienta.

“E o Pinto da Madrugada ainda sairá em caravana em vários bairros da capital e municípios alagoanos, levando a alegria do frevo e a cultura do Carnaval para esses lugares”, finalizou.

DESFILE

O desfile oficial do Pinto da Madrugada acontece no dia 11 de fevereiro. A concentração será a partir das 6h no início da Pajuçara. A saída está prevista para às 9h. A edição de 2023 tem a parceria da Prefeitura de Maceió, com o tema “O Pinto da Madrugada é Massa”.

HISTÓRIA

Criado em 1999 por quatro amigos – Braga Lyra, Eduardo Lyra, Marcos Davi e Marcial Lima -, o Pinto da Madrugada surgiu com o propósito de resgatar a cultura alagoana através do frevo, marchinhas e dos tradicionais carnavais de rua.

No primeiro ano, com apenas uma orquestra, saiu com cinco mil foliões. Nas últimas edições já fazia parte dos eventos mais esperados de Maceió e reunia mais de 200 mil pessoas entre Pajuçara e Ponta Verde. O bloco se tornou tão importante que em 2011 recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana.

Por Gabriely Castelo com Tribuna Independente