Diretor do Planetário de Arapiraca diz que luz misteriosa era um foguete chinês
O diretor do Planetário e da Casa de Ciência de Arapiraca, Jhonatan David, revelou que o lançamento de um foguete chinês provocou o fenômeno da luz misteriosa avistada na noite de domingo (8), no Agreste alagoano, mais precisamente nos municípios de Girau do Ponciano e Traipu.
O foguete “Longa Marcha-7 foi lançado às 19 horas do domingo, no horário de Brasília, na Base de Wenchang, localizada na província de Hainan. O veículo espacial levou para a órbita baixa da terra três satélites.
De acordo com Jhonatan David, o fenômeno foi visualizado porque o foguete estava em altitude muito elevada.
“Por conta disso, a luz e a fumaça foram visualizadas aqui no Brasil e, especificamente, no Agreste. A escuridão da noite também facilitou a observação”, acrescentou.
O diretor do Planetário de Arapiraca disse, ainda, que a nuvem visualizada pelos moradores da área rural dos municípios de Girau do Ponciano e Traipu, provavelmente, foi formada por compostos químicos como dióxido de carbono, água e gás.
Moradores acreditaram que imagem parecia um “anjo” com asas abertas
A reportagem da Tribuna recebeu na manhã de ontem (9), por meio de mensagem no WhatsApp, um vídeo gravado por um morador do Sítio Almas, na área rural de Girau do Ponciano, a 160 km de Maceió.
A gravação foi feita por volta das 20 horas do domingo (8), pelo telefone celular do morador. A dona de casa Walgneide Silva conta que seu filho de 11 anos foi a primeira pessoa a observar a luz misteriosa. O garoto estava brincando no terreiro da casa, viu a luz no céu e chamou as outras pessoas para observar a movimentação da estranha luz no céu.
Ainda de acordo com a moradora, o namorado de sua prima pegou o telefone celular e começou a gravar a movimentação da luz. Na gravação, é possível ver que os moradores ficaram impressionados com a luz misteriosa, de cor azul-violeta.
“Parece um anjo e ele está batendo as asas. Parece que ele está vindo”, relatou um dos moradores. A dona de casa Walgneide Silva disse que a aparição da luz durou cerca de 20 minutos e deixou as pessoas admiradas com o fenômeno, que também foi considerado a aparição de um objeto voador não identificado (OVNI).
A estranha luz também foi avistada no Sítio Piranhas, na área rural do município de Traipu, também no Agreste alagoano.
Especialistas consultados pela Tribuna afirmam que a luz poderia ser o brilho de uma estrela, um foguete ou até mesmo um balão meteorológico.
Agora, com a explicação do lançamento do foguete chinês, o fenômeno da luz misteriosa foi completamente desvendado.
Por Davi Salsa