Ministra Cida Gonçalves debaterá impactos da mineração na vida das pescadoras e marisqueiras em Maceió

Ministra Cida Gonçalves esteve em Alagoas em fevereiro – Foto: Pei Fon / Agência Alagoas
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, debaterá os impactos do setor de mineração na vida das mulheres atuantes na cadeia produtiva da pesca no estado de Alagoas. A audiência pública será realizada na próxima segunda-feira (28), 14h, na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, por iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher. O encontro irá discutir e deliberar sobre políticas públicas voltadas a questões econômicas e previdenciárias, segurança alimentar, saúde, violência e discriminação, entre outros temas que atingem as pescadoras e marisqueiras alagoanas.
Em fevereiro, a ministra Cida esteve no estado para assinar uma série de medidas em defesa dos direitos das mulheres e, na oportunidade visitou a Colônia de Pescadores/as de Bebedouro e ouviu as mulheres afetadas pelo considerado maior crime socioambiental em área urbana do mundo, no contexto da exploração de sal-gema pela mineradora Braskem.
Na ocasião, foi relatado que mais de 14 mil imóveis precisaram ser evacuados e os bairros desertos hoje são chamados de “bairros fantasma”. Segundo dados do Sistema de Registro Geral da Atividade Pesqueira (2023), do Ministério da Pesca e Aquicultura, em Alagoas há 20.643 pescadores artesanais, sendo 58% mulheres. São aproximadamente 12 mil mulheres pescadoras que representam 1% da população feminina do Estado.
Serviço
Audiência Pública sobre impactos da mineração na vida de mulheres da pesca
Data: 28 de abril de 2025, às 14h
Local: Assembleia Legislativa de Alagoas – Praça Dom Pedro II, S/N – Centro – Maceió (AL).
Por Ministério das Mulheres