27 de abril de 2025

Seprev entrega 273 Carteiras de Identidade Nacional garantidas pela Casa de Direitos

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Everton Dimoni / Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) entregou, neste sábado (25), no bairro do Jacintinho, 273 Carteiras de Identidade Nacional (CIN), emitidas por meio da Casa de Direitos de Maceió. A iniciativa integra as ações itinerantes do projeto Cidadão Legal, que já viabilizou o agendamento de 348 pessoas para emissão do documento.

O atendimento ocorreu das 9h às 14h, na sede da Associação Humanização das Grotas de Maceió, localizada no Conjunto Piabas, no Jacintinho.

De acordo com a assessora especial da Superintendência de Prevenção à Violência, Amanda Lima, o objetivo é descentralizar os serviços da Casa de Direitos, levando atendimento direto às comunidades.

“Esta ação é de extrema importância, pois leva cidadania e garantia de direitos à população de forma direta e eficiente. A Carteira de Identidade Nacional assegura o acesso a políticas públicas que somente são possíveis com a devida documentação, como os serviços de saúde e programas sociais”, explica Amanda Lima.

Para as emissões, a Seprev conta com a parceria do Instituto de Identificação de Alagoas, uma das maiores redes informatizadas de postos de emissão de carteira de identidade do Brasil.

Além da entrega das Carteiras de Identidade, foram ofertados à população uma série de serviços essenciais, incluindo: emissão da 2ª via do CPF, do Título de Eleitor e da Carteira de Trabalho Digital; orientações jurídicas e previdenciárias; formalização do MEI; retificação de nome e gênero no registro civil para o público LGBTQIAPN+, entre outros.

O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, ressaltou a importância de aproximar os serviços públicos da população. “Levar os serviços do Estado para dentro das comunidades é uma forma concreta de garantir dignidade e cidadania. Através das ações itinerantes, conseguimos alcançar pessoas que, muitas vezes, têm dificuldades de acesso aos serviços públicos, contribuindo para a inclusão social e a promoção dos direitos dos alagoanos, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou Dória.

O evento contou com a presença do deputado federal Rafael Brito, do secretário executivo de Gestão Interna da Seprev, Fernando Holanda, e do superintendente de Prevenção à Violência, Paulo dos Santos.

Ações itinerantes

As ações itinerantes da Seprev já viabilizaram o agendamento de 348 pessoas para emissão da Carteira de Identidade Nacional, contemplando principalmente cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

O processo é realizado em três etapas para otimizar o atendimento. Primeiramente, as equipes vão até a comunidade para fazer o agendamento. Depois, o cidadão precisa comparecer apenas uma vez à Casa de Direitos para a coleta da digital e da foto. Por fim, a entrega do documento ocorre na própria comunidade.