16 de abril de 2025

Presidente da Câmara rebate críticas sobre abastecimento e nega discriminação a indígenas em Palmeira dos Índios

7c2d7d927c83e2f0bab8a8ce423c0603

POR REDAÇÃO

O presidente da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios, Madson Monteiro, se posicionou nesta segunda-feira (14) diante das críticas feitas por um ex-secretário de Cultura, que o acusou de promover discriminação contra indígenas da comunidade da Fazenda Canto. Monteiro negou qualquer atitude discriminatória e afirmou que apenas compartilhou informações técnicas, ainda não oficiais, sobre o sistema de abastecimento de água na região.

Segundo ele, dados repassados por técnicos da Casal e da Águas do Sertão indicam que há perdas no volume de água que sai da nascente da Carangueja, em Quebrangulo, até chegar aos moradores de Palmeira dos Índios. A informação mencionava que parte da água se perderia ao passar por áreas de comunidades indígenas. Em visita ao local, o vereador constatou que a quantidade de água na nascente é superior ao volume que chega à população, que sofre com a escassez do recurso.

Para tratar do problema, foi marcada uma audiência pública na próxima quarta-feira (23), com representantes da concessionária Águas do Sertão. A reunião busca esclarecer a real origem das perdas no sistema de abastecimento e propor soluções para normalizar o fornecimento de água à população de Palmeira dos Índios, que enfrenta transtornos recorrentes com a falta d’água.