Prefeitura de Maceió intensifica entregas nos 100 primeiros dias de 2025

Programas e obras estruturantes seguem avançando e transformando a qualidade de vida da população
A Prefeitura de Maceió iniciou o ano com um ritmo acelerado de obras e ações, realizando entregas e atendendo demandas da população. A gestão é destaque no país, aparecendo sempre entre as mais bem avaliadas nas pesquisas de opinião, desenvolvendo programas que estão mudando para melhor a cara da capital alagoana, com inovação, prestação de serviços e inclusão social.
Entre as principais ações, destacam-se os investimentos em infraestrutura urbana e mobilidade. Nos três últimos meses, a Prefeitura de Maceió entregou cinco Areninhas. A cidade já conta com 18 unidades, dentro de um plano que prevê 60 equipamentos do tipo, todos associados a projetos sociais que beneficiam 1.650 moradores de comunidades vulneráveis.
Também foram inauguradas seis novas praças com infraestrutura completa. Além disso, o Parque da Criança e o Parque Esportivo do Biu já estão com 90% das obras concluídas e devem oferecer estrutura completa de lazer, esporte e convívio. Já são mais de 160 espaços de lazer e convivência revitalizados durante a gestão JHC.
Já na mobilidade, a Prefeitura avança na construção da Linha Verde, que vai ligar duas importantes avenidas da capital, a Durval de Góes Monteiro e a Menino Marcelo. O novo corredor viário é uma das quatro vias abertas na atual gestão com o objetivo de melhorar o acesso da população e desafogar o trânsito na cidade. O projeto de mobilidade e reurbanização da cidade contemplou ainda a ampliação da malha cicloviária, que já saiu de 30km para 100km nos últimos quatro anos e continua em expansão.
Outra ação da Prefeitura que está a pleno vapor é a substituição das antigas lâmpadas incandescentes por iluminação em LED. Desde 2021, Maceió já recebeu 32 mil novas luminárias mais eficientes e econômicas. Antes a cidade possuía apenas 16,8% de luminárias LED. Hoje elas já correspondem a pouco mais de 58% do sistema de iluminação pública.
Na área social, o programa Brota na Grota alcançou neste ano mais de 160 mil atendimentos com serviços essenciais de todas as secretarias municipais. Com as obras de contenção de encostas nas grotas, que também fazem parte do programa, cerca de 45 mil pessoas receberam proteção em áreas de risco. O impacto já reduziu os deslizamentos de terra em quase 80% e zerou as vítimas fatais. A iniciativa reforça o compromisso com a inclusão e prevenção.
As políticas voltadas para as mulheres também ganharam reforço na atual administração do município. Além do sucesso de programas como o Banco da Mulher Empreendedora e o Emprega Mulher, neste ano, a Prefeitura lançou a segunda edição do Negócio da Grota, desta vez com foco na Mulher Empreendedora. Medidas de proteção, como o Aluguel Maria da Penha e a reserva de 5% das habitações do município para vítimas de violência doméstica.
A Educação também avança com as obras dos 19 novos Gigantinhos, que vão gerar sete mil novas vagas no ensino infantil. Nos últimos quatro anos, outras sete mil vagas foram criadas por meio do programa.
Na saúde, a aquisição do Hospital da Cidade e os programas Saúde da Gente e Corujão da Saúde posicionaram Maceió entre as capitais com menor tempo de espera para consultas: menos de oito dias.
Nos últimos anos, o esforço da atual administração municipal já gerou reconhecimento de programas como o Saúde da Gente, premiado Congresso Smart City Business Brazil 2023, e a conquista do Selo Ouro do Connected Smart Cities & Mobility 2024, que destaca resultados em urbanismo, inovação e planejamento.
Com mais de R$ 2,2 bilhões investidos desde 2021 e previsão de mais R$ 824 milhões somente para 2025, a capital alagoana já se consolidou como um dos destinos turísticos mais procurados do país, com ocupação hoteleira próxima de 100%.
POR ASSESSORIA