Últimos dias para participar da consulta pública sobre o livro e a leitura em Alagoas

Daniel Borges / Ascom Secult
Fazedores de cultura, mediadores de leitura e gestores culturais e educacionais têm até o dia 15 de abril para contribuir com a construção de políticas públicas voltadas ao incentivo da leitura em Alagoas. A consulta pública promovida pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), visa reunir informações e propostas para a elaboração do Plano Estadual do Livro e Leitura de Alagoas (PELL-AL).
Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a participação da sociedade é essencial para a construção de políticas públicas eficazes.
“Queremos ouvir os mediadores de leitura, os gestores culturais e educacionais, além de toda a sociedade civil engajada na promoção do livro e da leitura em Alagoas. Essa escuta ativa é fundamental para que possamos construir políticas assertivas e inclusivas”, destacou a gestora.
A consulta está estruturada em quatro eixos temáticos, que são Democratização do acesso, Fomento à leitura e formação de mediadores, Valorização da leitura e da comunicação e Desenvolvimento da economia do livro.
A coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de Alagoas, Mira Dantas, também reforçou a relevância da participação dos fazedores de cultura.
“Estamos construindo um plano que irá impactar diretamente a forma como a leitura é disseminada em nosso estado. Quanto mais vozes participarem desse processo, mais eficiente e representativo ele será”, afirmou.
A pesquisa é voltada para mediadores e promotores de leitura, organizações da sociedade civil, gestores municipais de cultura e educação, além de profissionais envolvidos com a cultura do livro e da leitura em ambientes presenciais, digitais ou híbridos.
O formulário para participação está disponível aqui.