15 de abril de 2025

Arapiraca fortalece a saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano em I Conferência Municipal

CONFERNCIA_MUNICIPAL_DE_SADE_DO_TRABALHADOR_E_TRABALHADORA_DE_ARAPIRACA10

Foto: Emerson Marques – Ascom Arapiraca

O município de Arapiraca deu um grande passo em direção a políticas públicas mais democráticas para a saúde do trabalhador. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura realizou, nesta quarta-feira (9), a I Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Arapiraca, um projeto que tem o objetivo de ouvir e atender às necessidades destes munícipes.

A conferência, que ocorreu no auditório do Senac, com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, reuniu representantes do poder público, prestadores de serviço e usuários do SUS para criar um espaço fundamental de escuta, participação social e construção coletiva, que busca soluções para os desafios encontrados com relação às políticas públicas de saúde para o trabalhador.

“Esse é um espaço de discussão que é legítimo, é aqui que nós, com todas as representatividades, avaliamos o que está sendo feito e propomos estratégias para que juntos possamos fortalecer essa política pública. Hoje temos que encarar esse momento como uma grande prioridade, um momento onde nós, profissionais, usuários e prestadores de serviços, iremos construir essa saúde pública mais inclusiva e acolhedora juntos”, declarou a secretária Rafaella Albuquerque.

Além da secretária, a cerimônia também contou com a presença da presidenta do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Aruska Magalhães, do procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Luiz Felipe dos Anjos, do professor de Enfermagem da Unidade Federal de Alagoas (Ufal), Diego de Oliveira Souza, e do superintendente de Vigilância em Saúde de Arapiraca, Evandro Melo.

Foram eleitos 12 delegados titulares com representantes da sociedade, profissionais de saúde, gestores e prestadores com aprovação de mais de 30 propostas. Esses delegados irão representar Arapiraca na etapa estadual prevista para acontecer em junho deste ano.

A I Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Arapiraca acontece em meio às etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional, seguindo uma tendência cada vez mais presente em todo o território brasileiro de reforçar a luta por condições de trabalho dignas e saúde para todos os trabalhadores arapiraquenses.

POR ASSESSORIA