Sistema Fiea apresenta programa ‘Cidade do Amanhã’ a prefeitos alagoanos na AMA

O programa de gestão escolar do Sesi, por exemplo, é essencial para a captação de recursos do novo Fundeb – Foto: Assessoria
Na manhã desta segunda-feira (07/04), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, foi recebido na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió, para apresentar o programa “Cidade do Amanhã – Sesi Senai” aos prefeitos.
Acompanhado por uma equipe técnica do Sistema Fiea, José Carlos Lyra destacou que a aproximação entre os municípios e as entidades do Sistema Indústria é estratégica para transformar realidades locais. “O estado é formado pelos municípios, e é neles que o desenvolvimento precisa acontecer. A Casa da Indústria está de portas abertas para ouvi-los e colaborar com soluções sob medida”, afirmou.
Compuseram a mesa do evento o presidente da AMA e prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão; o vice-presidente da AMA e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas; e o presidente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), Neto Bonfim. A comitiva do Sistema Fiea contou com o superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes; a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai, Cristina Suruagy; a diretora de Marketing e SSI, Cláudia Piatti; gerentes e coordenadores das entidades.
Durante a apresentação, Cristina Suruagy detalhou os três pilares do Cidade do Amanhã: Capacita, Empreende e Lidera. Entre outros benefícios, as iniciativas visam a oferecer cursos técnicos de curta duração adaptados às vocações econômicas de cada município, estimular o empreendedorismo local com apoio técnico e mentorias, além de fortalecer a gestão educacional por meio da revisão dos Planos Municipais de Educação (PME) e do uso estratégico de dados.
“O Sesi e o Senai oferecem soluções educacionais alinhadas às demandas de cada território, com foco na empregabilidade e no desenvolvimento sustentável”, explicou Cristina. Ela também destacou que Alagoas se destaca no cenário nacional com o melhor desempenho do Senai em avaliações e um índice de 86% de empregabilidade entre seus egressos, e conta com o 1º Hub Senai do país para promover o empreendedorismo inovador.
Marcelo Beltrão elogiou a iniciativa e ressaltou a relevância da parceria com o Sistema Fiea. “As ações do Sesi e Senai têm sido fundamentais na formação de mão de obra e na geração de renda. O programa de gestão escolar do Sesi, por exemplo, é essencial para a captação de recursos do novo Fundeb”, afirmou.
Com estrutura física, técnica e metodológica presente em todo o estado, por meio das unidades em Maceió e Arapiraca, além das unidades móveis, o Sistema Fiea se coloca como um parceiro estratégico para os municípios, oferecendo soluções que dialogam com as necessidades reais das comunidades.
Por Assessoria