6 de abril de 2025

PMAL apreende 23 armas de fogo em ações de combate à criminalidade em Alagoas

pmal-apreende-23-armas-de-fogo-em-acoes-de-combate-a-criminalidade-em-alagoas

Ascom PMAL

Entre os dias 30 de março (domingo) e 5 de abril (sábado), ações ostensivas da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) resultaram na apreensão de 23 armas de fogo em diversas regiões do território alagoano. No combate ao tráfico de drogas, foram retirados das ruas mais de 10 quilos de entorpecentes. As equipes também confeccionaram 82 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) por crimes de naturezas diversas em todo o Estado.

O levantamento foi feito pela Seção de Estatística e Ciência Aplicada da Polícia Militar (2ª Seção do Estado-Maior Geral), com base nas informações registradas na Central de Atendimento e Despacho (CAD) da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Do total de armas, 12 eram revólveres. Também foram recolhidas oito espingardas e três pistolas. Em relação aos entorpecentes, o total apreendido foi de pouco mais de 10 quilos, entre maconha, cocaína e crack. 

Balanço de ocorrências

Entre as ocorrências que contribuíram para o balanço operacional estão algumas entre sexta-feira (04) e a madrugada de sábado (05). Destaca-se a apreensão de um revólver calibre 22, com quatro munições intactas, realizada pelo 11º Batalhão da Polícia Militar, em Penedo. Por volta de 01h50, a guarnição do Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) foi acionada.

Uma mulher deu entrada na UPA local relatando ter sido ameaçada de morte por sua companheira, que estaria armada. Com apoio da Força Tarefa 03, os militares foram à unidade e, em seguida, à residência do casal, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Após autorização, iniciaram a varredura no imóvel. Durante a ação, a suspeita retornou à residência com uma testemunha e indicou o esconderijo da arma. O caso foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do município.

Mais um revólver calibre 32 com quatro munições foi apreendido por volta de 12h30 de sexta-feira, em Delmiro Gouveia, em uma ação da Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes) em conjunto com o Pelopes do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Dois homens, com idades de 25 e 37 anos, foram conduzidos à delegacia. Com eles, foram apreendidos, além da arma, uma motocicleta Honda/CG 125 de cor vermelha, além de 81g de crack e 237 balinhas da mesma droga; dois smartphones; uma balança de precisão de cor prata e R$ 652 em dinheiro.

Os militares fizeram patrulhamento na comunidade Ponto Chique quando foram informados por populares sobre possível tráfico de drogas em um barraco abandonado. Na chegada ao local indicado, um suspeito tentou fugir ao notar a aproximação policial, mas foi contido junto com outro homem que estava manuseando drogas. Os demais materiais foram encontrados no barraco.

Eles foram levados, inicialmente, ao Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), para serem submetidos ao exame de corpo de delito. Depois, foram conduzidos ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da cidade. 

Entre as espingardas apreendidas está mais uma de calibre 12, com duas munições — uma deflagrada e uma intacta — retirada de circulação pelo 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na noite de sexta-feira, na Rua Padre Cícero, no Conjunto Denisson Menezes, bairro Cidade Universitária, em Maceió.

A equipe da Força Tática fazia patrulhamento de rotina quando foi acionada pelo Serviço de Inteligência da unidade, que repassou informações sobre um terreno baldio onde suspeitos estariam praticando tráfico de drogas e portando arma de fogo. Durante a aproximação ao local, os policiais ouviram um disparo de arma de fogo. Foi feita uma varredura na área, mas ninguém foi localizado. No entanto, durante as buscas no perímetro, os militares encontraram o material.

Mais uma espingarda calibre 12 com três munições intactas foi apreendida pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) na noite de sexta-feira (04), em Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió. A ação ocorreu na Travessa Simão Januário, no Loteamento Vila Rica, após informações repassadas pela Diretoria de Inteligência (DINT) da PM sobre a possível presença de armamento irregular em uma residência.

A arma foi localizada em um dos quartos do imóvel. Uma pessoa foi presa e conduzida à Central de Flagrantes da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.