18 de abril de 2025

Bienal Internacional do Livro de Alagoas abordará conexões culturais entre Brasil e África

rs=w_697,h_465,i_true,cg_true,ft_cover - 2025-04-02T123514.589

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas já tem data marcada e promete movimentar o cenário cultural do estado. Entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro de 2025, o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, será palco de um dos maiores eventos literários do Nordeste.

Nesta edição, a Bienal, promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), terá como tema a relação cultural entre Brasil e África, destacando a influência e os laços históricos entre os dois territórios.

Para alinhar os preparativos, a secretária de Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, reuniu-se nesta terça-feira (1º) com o curador do evento e diretor da Editora da Ufal (Edufal), professor Eraldo Ferraz, e com a vice-presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Taciana Melo dos Santos. O encontro teve como objetivo consolidar parcerias e definir estratégias para a realização da Bienal.

O governador Paulo Dantas e o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, já estabeleceram diretrizes para a estrutura do evento. Segundo Mellina Freitas, a Bienal desempenha um papel fundamental na democratização do conhecimento, no incentivo à leitura e no fortalecimento de Alagoas como referência literária.

O professor Eraldo Ferraz, curador do evento, ressaltou a importância do tema escolhido. “Brasil e África compartilham uma rica herança cultural, repleta de ritos e tradições comuns. Esta Bienal certamente marcará a história de Alagoas”, afirmou.

Ao longo dos dez dias de evento, escritores, pesquisadores, editoras e leitores poderão participar de palestras, debates e lançamentos de livros, além de ter acesso a uma ampla variedade de obras disponíveis para aquisição. A programação detalhada será divulgada em breve.

Por Redação / Ascom Secult