Filiado ao Republicanos, Davi Davino Filho acredita que partido pode fazer um deputado federal e três estaduais

Davi Davino Filho – Foto: Assessoria
O ex-deputado estadual Davi Davino Filho oficializou, em 18 de março de 2025, sua filiação ao Republicanos, após deixar o Progressistas (PP), partido liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. A decisão ocorreu após desentendimentos internos e a busca por maior autonomia política.
A ruptura de Davi Davino com o PP começou durante as eleições municipais de 2024, Davi esperava ser indicado como vice na chapa de reeleição do prefeito de Maceió, JHC, em uma aliança articulada por Lira. Contudo, o posto foi concedido ao ex-senador Rodrigo Cunha (Podemos), deixando Davi sem espaço para concorrer.
Essa situação evidenciou limitações em sua atuação dentro do PP, levando-o a buscar uma legenda que lhe proporcionasse liberdade para futuras disputas.
Ao ingressar no Republicanos, Davi recebeu garantias de que terá legenda para disputar o Senado em 2026, cargo sobre o qual ele concorreu em 2022 e obteve mais de 627 mil votos, destacando-se especialmente em Maceió, onde superou o ex-governador Renan Filho. Com duas vagas em disputa no próximo pleito, Davi acredita que suas chances de sucesso são significativas.
Além de sua própria candidatura, Davi está empenhado em fortalecer o Republicanos em Alagoas. Ele trabalha na formação de chapas competitivas para as eleições proporcionais, apoiando Nivaldo Albuquerque para deputado federal e sua mãe, a deputada estadual Rose Davino, que buscará a reeleição pela sigla.
Por Política em Pauta