Inscrições abertas para Oficina de Xequerê em Palmeira dos Índios

Daniel Borges/Ascom Secult
Estão abertas as inscrições para a Oficina de Xequerê (instrumento musical de percussão originário da África) que será realizada em Palmeira dos Índios a partir de abril, pelo Nos fios do Agbê – Ateliê Criativo. O projeto está oferecendo capacitação gratuita para mulheres da comunidade quilombola da Tabacaria, povos de terreiros de religiões afro-indígenas, coletivos culturais e associações comunitárias, promovendo o ensino sobre o plantio de cabaças, a confecção artesanal do instrumento e sua execução em ritmos tradicionais.
O projeto contará com duas turmas: a primeira iniciará no dia 9 de abril, na sede do Centro de Desenvolvimento Pró-Comunitário – MPDC – Projeto Oásis, localizado na Rua Chico Nunes, nº 49, Centro. A segunda terá início no dia 10 de abril, na Associação de Moradores do Quilombo Tabacaria.
Durante as oficinas, as participantes aprenderão sobre a germinação e o plantio das sementes de cabaça, a confecção do Xequerê/Agbê com trama simples, a limpeza e conservação do material, além de receberem aulas sobre os movimentos e toques percussivos do instrumento. Todas as inscrições são gratuitas e o material será disponibilizado aos participantes.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância do projeto. “A Oficina de Xequerê é mais uma ação que reafirma nosso compromisso com a valorização das manifestações culturais afro-brasileiras em Alagoas. Por meio da capacitação e do resgate de saberes ancestrais, estamos fortalecendo a identidade das comunidades e incentivando a continuidade dessa tradição”, disse.
O projeto é coordenado por Taís Nascimento e conta com a participação da engenheira agrônoma Andrea Avelino, da percussionista Rafaela Costa, da artesã Taís Nascimento, da fotógrafa Waleska Ferreira e da designer Maria Alice Teodoro.
A iniciativa é realizada com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.
As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/C26acSJsGJ55r61A7 ou pelo contato (82) 99948-9568.