Lula reúne todos os ministros nesta sexta para colocar ‘freio de arrumação’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) preparou para esta sexta-feira, 6, a primeira reunião ministerial com os 37 titulares que configuram a nova Esplanada.
Além de dar boas-vindas aos novos chefes das pastas, o petista vai refinar as medidas a serem adotadas nos primeiros 100 dias de gestão. Esse é o único compromisso oficial do dia previsto na agenda do presidente, que segundo ele mesmo, “só tem horário para começar”.
A reunião terá também o espaço para que o presidente coloque nos eixos algumas manifestações mais exacerbadas de ministros recém empossados. Trata-se de um freio de arrumação na esplanada.
Na quarta-feira (4/1), em seu discurso de posse do cargo, o Ministro Carlos Lupi declarou que tinha planos de trabalhar contra a reforma previdenciária aprovada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao que ele chamou, durante discurso, de “antirreforma”. A fala foi desautorizada pelo gabinete civil do governo.
O ministro Rui Costa foi na contramão e negou que o Planalto estude qualquer proposta que mude as regras da Previdência. “Não há nenhuma proposta sendo analisada ou pensada neste momento para revisão de reforma, seja previdenciária ou outra. Neste momento, não tem nada sendo elaborado”, declarou o ministro.
Algumas dissonâncias entre os ministros causaram mal estar para o governo. Daí a razão de alinhar o discurso para evitar contratempos no decorrer da gestão.
Fonte: Éassim