Hemoal promove duas coletas externas de sangue nesta terça (25) para formar estoque estratégico

Josenildo Törres / Ascom Sesau
Formar um estoque de sangue estratégico para atender a demanda transfusional e, deste modo, atender as maternidades e hospitais durante o Carnaval. Com este objetivo o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove duas coletas externas de sangue nesta terça-feira (25), das 8h às 16h, em Arapiraca, na Praça Marque da Silva, no bairro Centro; bem como em Porto Calvo, no Hospital Regional do Norte (HRN), no bairro Mangazala.
Com esta iniciativa, o Hemoal visa facilitar o acesso dos voluntários que desejam doar sangue antes do período carnavalesco, mas que não dispõem de tempo para se deslocar até os postos de coleta fixos. Isso porque o hemocentro alagoano conta com postos fixos de coleta em Arapiraca e Maceió, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, além dos sábados, das 7h às 17h.
“Estamos realizando duas coletas simultâneas nesta terça-feira para que nosso estoque esteja estabilizado durante os dias de Carnaval. Afinal, conforme o histórico de anos anteriores, os casos de acidentes de trânsito aumentam e temos que contar com hemocomponentes em quantidade suficiente para atender a demanda transfusional, principalmente nos casos de urgência e emergência”, salienta a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes.
Quem pode doar
Entre os critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde para doar sangue, está ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos. Quanto aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos oficiais e originais para comprovar.
Se o candidato à doação de sangue tiver contraído hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis, a ação voluntária é proibida. Já os voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses.
No caso dos candidatos que fizeram ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, ficam proibidos de praticar o gesto voluntário.
“É bom lembrar que os doadores de sangue devem dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação e, se já são doadores habituais, devem aguardar um intervalo mínimo de três meses, se forem mulheres, e de dois meses, se forem homens”, informou a diretora do Hemoal.