Hospital Metropolitano de Alagoas conta com ambulatório especializado em geriatria

Neide Brandão / Ascom Sesau
O envelhecimento saudável exige acompanhamento médico regular, e o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, tem se destacado pelo atendimento ambulatorial voltado à população idosa. A unidade dispõe de consultas especializadas com geriatras, garantindo um suporte completo para as principais condições de saúde dessa fase da vida.
O ambulatório de geriatria do HMA oferece assistência integral, focando na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças comuns no envelhecimento, como hipertensão, diabetes, demências e osteoporose. O objetivo é promover qualidade de vida e autonomia para os pacientes.
Filipe Fernandes, diretor do hospital, reforça o compromisso da unidade com esse público. “Nosso trabalho vai além do tratamento de doenças. Buscamos proporcionar um envelhecimento saudável e ativo, garantindo que os idosos tenham acesso a um atendimento humanizado e especializado. Nossa equipe de geriatras está preparada para oferecer suporte completo, desde orientações preventivas até o tratamento de condições crônicas”, frisou.
Cuidado Integral
.jpeg)
Para o geriatra Marcos Vinícius Oliveira, especialista no cuidado integral do idoso, é importante que a população mais velha faça acompanhamento com um profissional da área. “Geralmente o idoso faz acompanhamento com cardiologista, endocrinologista, ortopedista, reumático e termina recebendo muitas orientações, muitas prescrições, gerando uma confusão nos cuidados, tanto deles como da família. Então o geriatra contribui fazendo este gerenciamento e sendo o médico de referência do paciente idoso para que o cuidado a este paciente seja realizado com mais segurança e eficácia”, informou.
Segundo ele, o serviço ambulatorial de geriatria do Hospital Metropolitano de Alagoas recebe pacientes idosos encaminhados pelas regulações estadual e municipal e faz um atendimento humanizado e integral do paciente. “Observamos não só as condições clínicas, mas também os aspectos funcionais, os sociais e os neurocognitivos do paciente, que são as grandes máximas da avaliação geriátrica ampla desta faixa etária”, frisou o geriatra.
Os pacientes internados no hospital também são avaliados pela Geriatria, no intuito de identificar possíveis causas de internamentos prolongados ou aumento da morbimortalidade (conceito que se refere à relação entre a presença de doenças e o número de mortes), tentando intervir o mais rápido possível nessas situações. Assim, diminuindo o tempo de internamento, aumentando a rotatividade de leitos e diminuindo a mortalidade no hospital. “O idoso precisa de um olhar diferenciado, pois muitas doenças dessa fase podem ser prevenidas ou controladas com acompanhamento adequado. Nosso ambulatório busca justamente oferecer esse suporte para que a pessoa envelheça com saúde e independência”, disse Marcos Vinícius Oliveira.
%20(2).jpeg)
O aposentado Cícero Romualdo de Oliveira, de 66 anos, está em atendimento no hospital após uma queda e se machucou nas partes íntimas. “Todo meu atendimento está sendo feito por aqui agora. Antes eu me direcionei ao posto de saúde do meu bairro, o Jacintinho. Eu sentia muitas dores e vivia com medo de cair. Hoje, com os cuidados da equipe do hospital, tomo minha medicação, enquanto aguardo avaliação de um cirurgião e me sinto mais seguro para seguir minha rotina”, relatou.
Além das consultas médicas, o ambulatório conta com suporte multidisciplinar, promovendo um cuidado integral à saúde do idoso. O HMA segue investindo na ampliação e qualificação dos serviços, reafirmando seu compromisso com a longevidade e o bem-estar da população alagoana.