22 de janeiro de 2025

PM recorre a disparos de elastômero para conter briga de torcidas e agressões a policiais em Arapiraca

pm-recorre-a-disparos-de-elastomero-para-conter-briga-de-torcidas-e-agressoes-a-policiais-em-arapiraca

Ascom PM-AL

Militares do 3º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas, que estavam de serviço na quinta-feira (16), no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, durante o jogo entre ASA e CRB, tiveram que recorrer ao uso de bastão e disparos de elastômero, (instrumento de menor potencial ofensivo), para conter uma briga entre as torcidas e a ação de um grupo de torcedores que avançou de forma ameaçadora e violenta contra os policiais.

De acordo com a Polícia Militar, a confusão começou durante o intervalo da partida, válida pelo Campeonato Alagoano de Futebol quando um grupo de torcedores da organizada “Mancha Negra” iniciou uma série de agressões verbais e físicas contra a torcida adversária, caracterizadas por xingamentos e arremesso de diversos objetos, incluindo pedras, alimentos e bebidas. Diante da escalada de violência, os policiais militares tentaram conter os ânimos, de maneira verbal, mas também foram agredidos com xingamentos e fisicamente.

Com o avanço de alguns torcedores mais exaltados, em direção à guarnição, na tentativa de intimidar os agentes, os policiais utilizaram o bastão para dispersar a multidão. No entanto, o grupo continuou avançando de forma violenta, colocando em risco a integridade física dos policiais. Diante da persistência da ameaça, foi necessário o uso de disparos de elastômero. A multidão tentou se evadir pulando degraus e arquibancadas baixas, mas alguns torcedores continuaram arremessando objetos e proferindo ofensas.

Apesar de alguns policiais terem sido atingidos por esses objetos e alvo de impropérios, nenhum agente de segurança ficou ferido e o serviço prosseguiu até o final da partida. Os objetos foram recolhidos e devidamente registrados pelo delegado da partida para as devidas providências legais.

Nenhum torcedor foi preso, uma vez que não foi possível identificar, de forma precisa, os responsáveis pelos arremessos. No entanto, dois torcedores receberam os primeiros socorros prestados pela equipe do Corpo de Bombeiros no local.

A PM salienta que a ação policial foi proporcional à necessidade de conter a violência estabelecida na briga entre as torcidas, de modo a evitar consequências de maior gravidade e garantir a integridade dos policiais em serviço e demais torcedores.