Chuva causa alagamentos em Arapiraca; Alagoas está sob aviso de risco até este domingo, 12
Informações coletadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca indicaram uma quantidade incomum de chuva em apenas três horas de tempestade, durante a tarde de sexta-feira (10).
Segundo o engenheiro-agrônomo João Batista, responsável pelo monitoramento das informações pluviométricas na cidade, das 15 às 18 horas, choveu 30 milímetros.
Para comparar, durante todo o mês de janeiro de 2024, o volume registrado foi de 45 milímetros. Isso significa que, nas três horas de ontem (10), choveu o equivalente a mais de 20 dias do mesmo mês do ano anterior.
A chuva forte causou problemas em diversas áreas de Arapiraca, houve relatos de ruas alagadas e residências e estabelecimentos comerciais invadidos pela água. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu um aviso sobre a possibilidade de tempestades com raios e ventos intensos.
O aviso é válido até o este domingo (12). A instabilidade climática pode resultar em chuvas intensas, rajadas de vento e descargas elétricas nas áreas do Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco.
Estes fenômenos podem resultar em desabamentos, quedas de árvores ou placas, e em zonas urbanas, inundações onde o sistema de escoamento não consegue lidar com a quantidade de água.
Portanto, as equipes da Defesa Civil Municipal, juntamente com as Secretarias de Infraestrutura, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social e SMTT, continuam empenhadas em desobstruir bueiros, limpar canais e instruir a população a não despejar lixo e detritos em vias públicas e córregos, a fim de prevenir novas inundações na cidade.
Por Rafaela Tenório