Com estoque baixo, o Banco de Leite Humano de Arapiraca intensifica a campanha de coleta de leite
Foto: Reprodução
O Banco de Leite Humano (BLH) Ivete França Lima, situado na Rua Padre Cícero, s/n, no Centro de Arapiraca, tem conduzido campanhas para coletar esse precioso líquido. No momento, o BLH possui um estoque de leite pasteurizado abaixo do necessário, necessitando de doadoras para suprir essa demanda.
Segundo a diretora do Banco de Leite Humano, Epoliana Garrote, toda mãe que amamenta seu bebê, que esteja em boas condições de saúde e que não esteja tomando nenhum medicamento que impeça a amamentação, pode ser uma potencial doadora.
De acordo com ela, um cadastro é feito e são avaliados os exames/sorologias que a mulher fez durante o pré-natal. Caso não tenha mais esses exames, o Banco de Leite também realiza a coleta deles. Para se tornar uma doadora, a pessoa interessada deve entrar em contato com o Banco de Leite Humano pelo WhatsApp (82) 98121-1058, onde receberá todas as instruções necessárias para fazer a ordenha e armazenar seu leite.
O leite doado ao Banco é submetido a um procedimento de pasteurização e monitoramento de qualidade. Posteriormente, o material é destinado a recém-nascidos prematuros que se encontram na UTI Neonatal do Hospital Regional. O Banco não solicita apenas doações de leite humano, mas também de recipientes para armazenar o material. É necessário que os recipientes sejam de vidro, com tampas de rosca fabricadas em plástico.
As contribuições podem ser feitas na sede da entidade, situada na Rua Padre Cícero, no coração de Arapiraca. Se o doador tiver um grande número de recipientes, o banco irá até ele.
Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (82) 98121-1058 ou pelo Instagram.
Atenção aos serviços prestados:
– Assistência às mulheres no período da amamentação que estejam com dificuldades ou com alguma intercorrência;
– Sensibilização e captação de doadoras de leite humano;
– Fornecimento de frascos esterilizados para armazenamento do leite;
– Busca semanal, no domicílio, do leite coletado pela doadora;
– Realização da pasteurização do leite humano e do controle de qualidade microbiológico (nutricional e sanitário);
– Dispensação do leite humano pasteurizado para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados na UTI Neonatal do Hospital Regional de Arapiraca.
Por Rafaela Tenório