21 de novembro de 2024

Nezinho celebra centenário de Arapiraca e entrega medalha comemorativa

O deputado Ricardo Nezinho (MDB) destacou as comemorações do centenário de emancipação política da cidade de Arapiraca durante a sessão ordinária desta terça-feira, 29. Ele lembrou que no dia 31 de maio deste ano houve uma sessão ordinária conjunta da Assembleia Legislativa de Alagoas com a Câmara Municipal de Arapiraca, que simbolizou a aprovação, no ano de 1924, da lei que instituiu a emancipação política de Arapiraca, sancionada pelo então governador do Estado, Fernandes Lima. Durante a sessão histórica foram entregues certificados aos parlamentares e autoridades presentes à plenária e hoje, no plenário da Casa, Nezinho homenageou os deputados com medalhas alusivas ao centenário de Arapiraca.

O parlamentar fez uma contextualização histórica sobre o processo de emancipação de Arapiraca, lembrando que, apesar de a cidade ter sido emancipada em 30 de maio de 1924, devido a alguns imprevistos, como o final de mandato do então governador Fernandes Lima e questões climáticas que deixaram as estradas intransitáveis, as festividades só puderam ser realizadas no dia 30 outubro do mesmo ano, pelo então governador Costa Rego. “Então, de lá para cá, comemoramos sempre no dia 30 de outubro. E nesse momento emblemático em que estamos comemorando o nosso centenário, entrego aos senhores deputados e às senhoras deputadas a medalha do centenário da cidade da Arapiraca”, disse Nezinho, fazendo a entrega simbólica ao presidente da Casa, deputado Marcelo Victor. “Naquela sessão de 31 de maio deste ano entregamos o certificado e hoje estou entregando a medalha para todos os meus pares”, completou o parlamentar.

Em apartes, os deputados Inácio Loiola (MDB), Breno Albuquerque (MDB) e Gilvan Barros (MDB) parabenizaram Ricardo Nezinho pelo pronunciamento e o agradeceram pela concessão da medalha símbolo do centenário de Arapiraca. “Deputado Ricardo Nezinho, quero em seu nome parabenizar a todos os arapiraquenses pelos 100 anos de emancipação política. Ao arapiraquense Ricardo Nezinho, quero dizer muito obrigado! Vossa excelência é um patrimônio vivo da cidade de Arapiraca”, disse Loiola, parabenizando-o também pelo projeto Raízes de Arapiraca.

O deputado Breno Albuquerque, também oriundo de Arapiraca, parabenizou a cidade pelos seus 100 anos de fundação. “São cem anos de história, povo trabalhador e honesto. Eu me sinto verdadeiramente orgulhoso em ser arapiraquense, sobretudo lisonjeado ao participar aqui da minha segunda legislatura como deputado ao lado, de um grande político como Ricardo Nezinho”, declarou Albuquerque. Na sequência, o deputado Gilvan Barros parabenizou os arapiraquenses, em especial, Nezinho pelo projeto Raízes de Arapiraca. “Que enaltece a cidade de Arapiraca, uma cidade querida, uma cidade que, como eu gosto de falar, é a capital do interior, a capital do agrestino, do Sertão. Arapiraca tem esse coração acolhedor, tenho certeza de que todos os agrestinos, todos ali do Sertão se sentem arapiraquenses”, destacou Barros.

POR ASSESSORIA