Secretaria de Saúde promove mutirão de avaliação cirúrgica pediátrica
Ao todo, 36 crianças passaram por consultas com os profissionais da Sesau Olival Santos / Ascom Sesau
Ruana Padilha / Ascom Sesau
Com o intuito de zerar a fila de espera por cirurgias eletivas pediátricas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, neste sábado (19), um mutirão de consultas com cirurgiões pediátricos para que os pacientes que precisam ser operados recebam o atendimento necessário e sejam encaminhados para as cirurgias. A iniciativa ocorreu no Hospital da Criança, localizado no bairro do Jacintinho, parte alta de Maceió.
Ao todo, 36 crianças passaram por consultas com os profissionais da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (Sesau). Após as consultas, as crianças que tiverem indicação de cirurgia já serão encaminhadas para o agendamento dos exames pré-operatórios e, posteriormente, do procedimento cirúrgico.
O secretário de estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatiza o quanto a iniciativa faz parte de um diálogo permanente com as instituições. “Nossa função é promover a melhor assistência para os alagoanos. Quando nos reunimos com a Defensoria Pública, articulamos o atendimento junto aos municípios para garantir todos os trâmites necessários, de modo que essas crianças sejam atendidas e realizem os procedimentos com a maior agilidade possível, seguindo sempre as diretrizes do governo Paulo Dantas”, frisou o gestor da saúde estadual.
A cirurgiã pediátrica do Hospital da Criança, Katia Doria, esclarece que a ação realiza uma triagem para avaliar a necessidade de procedimentos cirúrgicos nas crianças. “Nesse primeiro momento, estamos triando as crianças com algumas patologias cirúrgicas, como hérnias, fimose, alguns problemas testiculares, freio de língua e algumas patologias de menor complexidade. Ressaltando que as crianças que tiverem outras patologias serão direcionadas a outro atendimento”, explicou.
A assessora técnica da Sesau e pediatra, Marta Celeste, explica ainda que o mutirão possibilita a aceleração dos atendimentos e a realização das cirurgias. “É uma felicidade estarmos iniciando os atendimentos para avaliar essas crianças que estão há algum tempo esperando pelos procedimentos. Nosso objetivo é zerar a fila de consultas para cirurgião pediátrico em Alagoas”, salientou.
A ação contou com a presença do defensor público do Núcleo de Proteção Coletiva, Lucas Valença, que destacou o empenho da Sesau em solucionar os atendimentos das crianças que aguardavam na fila de espera. “Conversamos com diversos pais e responsáveis, e eles relataram que estão sendo bem atendidos e acreditam que será dada continuidade ao tratamento de seus filhos. Também observamos que a Sesau comunicou previamente as Secretarias Municipais, para que garantissem o transporte dessas crianças. Então, pudemos constatar que o mutirão está sendo realizado conforme o esperado”, pontuou.
Beneficiados
Moradores da cidade de União dos Palmares, Rosicleide Salustiano e Carlos Frazão acompanharam o filho, Gabriel Frazão, de 6 anos, na consulta com a cirurgiã. Eles relataram que a criança foi diagnosticada com testículo retrátil. “Gostamos muito da consulta e do atendimento que recebemos. Já estávamos esperando há algum tempo por essa consulta com especialista e, graças a Deus, deu tudo certo”, disse.
Já a moradora da cidade de São Luiz do Quitunde, Sueli Moura, de 43 anos, levou a filha, Sabrina Moura, de três anos, para ser avaliada quanto à necessidade de uma cirurgia na região íntima. “Estava precisando muito dessa consulta para entender mais sobre o problema que ela tem. Por enquanto, não será necessária a cirurgia, mas iremos manter o tratamento e depois voltar para ser avaliada novamente”, contou.
A Sesau mantém um diálogo permanente com os municípios, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-A