22 de novembro de 2024

Federação retoma torneio alagoano de bodyboarding após nove anos

Assessoria

Associações e federações esportivas alagoanas estão resgatando a prática de algumas modalidades que tinham pouco ou quase nenhum incentivo no estado. Para isso, estão contando com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte (Semesp). É o caso do bodyboard, esporte similar ao surfe, já que se utiliza de uma prancha para deslizar sobre as ondas em direção à areia da praia. No último final de semana, após nove anos sem evento, a modalidade voltou mobilizar atletas de destaque em Maceió.

Tudo aconteceu durante o Jacarecica Pro, a segunda etapa do Circuito Alagoano. Promovido pela Federação Bodyboarders de Alagoas (Febbal), o evento estadual reuniu cerca de 100 atletas inscritos na praia de Jacarecica, no litoral norte da cidade.

No sábado e no domingo, houve disputa nas categorias estreante, iniciante, open feminino, master, grand master e profissional masculino, entre atletas de Alagoas, do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco, Sergipe e do Rio Grande do Norte. Além dos competidores, familiares dos participantes prestigiaram o evento à beira mar.

“Alagoas está retomando o seu lugar no cenário nacional de bodyboarding. Após nove anos parados, fundamos uma nova federação com o intuito de promover o esporte no estado e incentivar nossas escolinhas. Esse torneio representa muita para todos da federação. Graças à ajuda da prefeitura, conseguimos colocar uma mega estrutura aqui. Fui campeão na primeira etapa e agora consegui vencer novamente”, comentou Nilton Santos, grande campeão na categoria profissional e vice-presidente da Febbal.

“Sempre estaremos à disposição de quem acredita que o esporte é uma ponte entre as pessoas, esse é um dos nossos pilares na secretaria. O bodyboarding, assim como o handsurf, que apoiamos em um evento recentemente, precisam ser muito mais incentivados”, pontuou Francisco Carlos do Nascimento (Chicão), titular da Semesp.

Willamis Guilherme, natural de Pernambuco, foi campeão na categoria estreante. Com apenas 15 anos de idade, ele é um dos 30 alunos do projeto social Enseada dos Corais, que ensina o esporte em Pernambuco. “Devido à falta de atletas, criamos uma escolinha com intuito de difundir o gosto pelo bodyboarding”, revelou Anderson Correia, instrutor da iniciativa.

Thiago Loureiro foi um dos alagoanos que se destacaram. Ele pratica bodyboarding há mais de 28 anos. “Estou muito feliz pela conquista e por ter o bodyboarding voltando novamente, com um grande evento desse, sei que não é fácil. Por isso, agradeço a todos os patrocinadores, em especial à prefeitura de Maceió pela força contínua para com a nossa equipe”, frisou.