Luciano aposta na diversificação da produção agrícola e na aquicultura; Arapiraca vira referência nacional
Município produz mais de 10 milhões de abacaxis por safra e também é o maior produtor de camarão do Agreste
Em uma cidade como Arapiraca, que historicamente sempre foi uma terra de homens e mulheres do campo, priorizar a agricultura familiar foi fundamental para o seu pleno desenvolvimento. Foi assim que o prefeito Luciano Barbosa conseguiu alavancar o setor na zona rural da Capital do Agreste, incluindo no Sítio Poção, que se destaca na produção de fumo, macaxeira, hortaliças, frutas e mais recentemente, camarão.
O abacaxi, por exemplo, tem aproximadamente 400 pequenos produtores, somente no Sítio Poção, que trabalham com seu cultivo e têm total apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural. O município é destaque na produção da fruta há mais de 20 anos, mas a produção tem crescido tanto que, em 2022, ela passou a ser exportada para a Argentina, além de ser vendida para estados do Nordeste, Sudeste e parte do Centro-Oeste.
A cidade ainda é conhecida pela produção de insumos como a macaxeira, que faz parte também da identidade gastronômica do município, sendo tema até mesmo de um festival gastronômico de sucesso.
Outro insumo que também marca a identidade gastronômica da cidade é o camarão, uma proteína nobre que ganhou espaço de 2021 para cá, entrando no cardápio de diversos restaurantes e chegando à mesa da população por um preço mais acessível. Em 2023, a cidade alcançou um marco de 330,48 toneladas produzidas, quase o dobro da quantidade produzida em 2022 e o triplo do primeiro ano.
“A agricultura familiar sempre foi parte da renda de muitas famílias arapiraquenses e agora a carcinicultura também é, então são setores de grande importância que exigem que a gente tenha um olhar atencioso. No início da minha gestão, nós queríamos transformar Arapiraca em um polo produtor de camarão e conseguimos, mas não para por aí, o desenvolvimento de Arapiraca continua”, afirma o prefeito Luciano.
POR ASSESSORIA