Conheça a trajetória de Dawison Calheiros na maior instituição de líderes políticos do Brasil
Com um processo seletivo rigoroso, que atraiu mais de 30 mil interessados e recebeu mais de 21 mil inscrições, Dawison Calheiros, candidato a vereador por Maceió, filiado ao Partido Verde (PV), com o número 43.333, foi um dos selecionados no RenovaBR, maior instituição de ensino e capacitação de líderes políticos no Brasil. Até a aprovação são pelo menos seis etapas a serem vencidas e ele tirou de letra superando todas elas.
Ele contou que a escola de políticos que é apartidária, lhe foi apresentada em 2020, por uma amiga que estava fazendo a formação e que entendia ser exatamente o perfil de Dawison.
“Naquele momento, as turmas já estavam em andamento, mas procurei saber o que era o Renova, um movimento para qualificar cidadãos, independentemente de partidos filiados. E o Renova sempre teve a intenção, essa é a minha visão, de melhorar o debate político na sociedade, de melhorar a condição técnica dos postulantes às câmaras, seja ela de vereadores ou assembleia, e entendi naquele momento que cabia a mim, como um técnico que tem experiência na administração pública, fazer o Renova”, enfatizou.
“Sempre quis ser político, na verdade político eu já sou, porque político não é só quem tem mandato. Porém gostaria de começar certo, não queria ser o político de oligarquia familiar, ou seja, aquele que vai vai passando de pai pra filho. Eu não queria ser o político extremista, de direita ou esquerda, nada disso… Eu queria ser o político representativo da sociedade, utilizando minha experiência técnica e também me valendo de algo que eu prezo desde que eu me entendo de cidadão, que é não ter máculas na minha carreira, não ter nada relacionado à corrupção, à prática de crimes”, considerou.
SELEÇÃO
Foi em 2023, lançada uma nova seleção para o Renova Brasil, que Dawison se candidatou e veio a expectativa de que o seu nome fosse aprovado. Por ser um processo complexo e exigente, ele participou de cerca de seis etapas, desde a análise de currículo, diversos questionamentos, experiências na vida política, na administração pública, o que pensa das políticas públicas, saúde, educação, política partidária, atuação dos vereadores ou dos políticos e suas funções, entre outros.
“Após todo este processo, vem a prova de avaliação, que é extensa, dura e difícil. Na última etapa é feita uma dinâmica onde se simula, a pessoa como vereador de oposição ou de situação para que se faça a defesa de um projeto de lei enviado pela prefeitura, pelo executivo, para ser discutido e debatido na câmara de vereadores fictícias. Passei em todas as etapas, foram 36 mil candidatos no Brasil inteiro, no Nordeste só foram aprovados 504 e eu sou um deles, me senti lisonjeado na primeira etapa, porque fazer o curso é muito mais difícil do que ser aprovado”.
Segundo Dawison, o curso é feito por módulos, uma parte do curso é a distância e a outra se dá por encontros regionais e presenciais. A cada módulo estudado, existe uma avaliação, totalizando mais de 30 delas, com assuntos diversos, como cidadania, meio ambiente, políticas públicas, economia, inclusão e diversidade. Além da promoção do dia de renovar o Brasil.
“O que é o dia de renovar o Brasil? É um momento em que se escolhe uma comunidade da sua cidade e vai fazer um dia de cidadania, se escolhe a temática e promove a emissão de documentos, entrega de cestas básicas, momentos de saúde, de esporte, de lazer. No meu momento, foi junto com uma colega de Maceió, a Rosivânia Nascimento, no bairro do Petrópolis e nós trabalhamos um sábado inteiro com adolescentes e jovens, questões sobre apresentação na entrevista de primeiro emprego, elaboração de currículos, comportamento em primeira entrevista e muito mais”, detalhou.
FORMATURA
Em Recife, aconteceu o dia da formatura de Dawison, onde também foram feitas dinâmicas, participação em palestras até a condecoração do diploma como político formado pelo Renova BR. “Tenho muito orgulho dessa formação, porque precisava para o meu currículo, como da área de gestão pública algo voltado para política, que ainda não tinha. Este certificado é muito importante para mim. Depois de diplomado, com o certificado em mãos, agora sou um alumni.
Alumni é um político formado pelo Renova com acesso a outras plataformas que poderá participar de eventos do renova somente para os formados, que traz novas perspectivas em contato com um outro mundo, mundo de políticos com mandato, já que existem muitos alumni que são políticos de mandato, “é muito gratificante fazer parte desse universo”, concluiu Dawison Calheiros.
POR ASSESSORIA