23 de novembro de 2024

Prefeitura de Arapiraca intensifica mobilização para conscientizar população a combater a dengue

Prefeitura de Arapiraca intensifica mobilização para conscientizar população a combater a dengue – Foto: cortesia

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram uma mobilização, nessa segunda-feira (06), no Centro da Capital do Agreste para conscientizar a população sobre os riscos da doença e orientar sobre como combater seu agente transmissor: o mosquito Aedes aegypti.

Com o lema “Todos juntos contra a dengue: faça a sua parte”, a ação contou com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), membros do 3º Batalhão de Polícia Militar e agentes da SMTT. O objetivo foi reforçar, por meio de panfletagem, que a participação da população é fundamental no combate à dengue.
PauseUnmute

Current Time 0:23

/

Duration 0:29

Loaded: 100.00%Fullscreen

Cortesia

A doença pode ser evitada com hábitos simples que devem ser tomados dentro de casa para evitar a proliferação do mosquito, cujos criadouros nascem em locais com água armazenada, como vasos de plantas, pneus, garrafas, galões de água, piscinas sem manutenção e até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas e cascas de ovo.

Além de mobilizações como esta, a Prefeitura vem realizando o combate à dengue de diversas outras formas, como ações nas salas de espera nas UBS, mutirões de limpeza nas comunidades e reabastecimento das farmácias municipais como itens como soro fisiológico, fundamental no tratamento da doença.

Em caso de surgimento de sintomas, como febre repentina (39ºC a 40ºC), dor de cabeça, fraqueza, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos, a orientação é buscar imediatamente um serviço de saúde, seja em sua Unidade Básica de Saúde de referência ou no Complexo Multiprofissional de Saúde.

https://5ed50c95a6fb9668b2f8f5d278fe01e0.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Confira algumas dicas que podem ser tomadas em casa para evitar o nascimento do Aedes aegypti e, consequentemente, o acometimento da doença:

– Deixar bem tampados e lavar com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água, cisternas, jarras e filtros.

– Não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Areia fina deve ser colocada até a borda do prato.

– Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para 1L de água, regando no mínimo duas vezes por semana. O líquido acumulado nas folhas também deve ser sempre retirado.

– Não juntar vasilhas e utensílios pequenos que podem acumular água, como tampa de garrafa, casca de ovo, lata, saco plástico de cigarro, embalagens plásticas e de vidro, corpo descartável etc.

– Guardar garrafas vazias de cabeça para baixo.

– Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza do município, por meio dos Ecopontos, e caso precise mantê-los, guardar em local coberto.

Por Assessoria