21 de novembro de 2024

Contação de histórias revela personagens do seu próprio lugar

Contação de histórias revela personagens do seu próprio lugar

     Uma professora da Rede Municipal de Ensino de Palmeira dos Índios, idealizadora de um projeto cultural inédito nas escolas do Estado de Alagoas, selecionada pelo Fundo Municipal de Cultura de Premiação a Microprojetos Culturais em Palmeira dos Índios, da Secretaria Municipal de Cultura da mesma cidade, inova com aulas de contação de histórias de personagens daquela cidade.

     O edital local selecionou os melhores projetos culturais, com verbas próprias, dentre ele, premiou o projeto Contação de histórias – “Entre o Canto e o Encanto”, idealizado pela professora Adriana Omena de Lucena, que leciona a matéria de Língua Portuguesa, para o Fundamental II, na Escola Municipal Marcelo Minervo dos Santos Pimentel, naquela cidade.

     O Projeto se materializou, inicialmente, com a pesquisa e o levantamento da vida de dois grandes palmeirenses, referências nacionais em suas áreas de atuação: o coquista Jacinto Silva, um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira e Jofre Soares, protagonista das artes cênicas, laureado com vários prêmios nacionais e internacionais.

     Os frutos deste projeto, após a contação das histórias desses personagens palmeirenses, para turmas do 6º ao 8º anos, da escola onde a Professora Adriana Omena leciona, foi gratificante. Os alunos e alunas que assistiram à contação dessas histórias, responderam com muito orgulho e alegria quando tomaram conhecimento do sucesso dos dois conterrâneos famosos.

     A autoestima da plateia palmeirense ficou patente a olhos vistos. Até o corpo docente, incluindo a Diretora Cheyla Menezes e o Coordenador Jefferson Souza, sensibilizou-se com as histórias e se orgulhou de sua cidade, pedindo mais novas histórias.

A equipe de pesquisa e contação das histórias foi composta pelo Professor Ailton de Costa, Rafaela Costa, Carlo Bandeira e a Professora Adriana Omena.

Novas personagens estão sendo pesquisadas para a continuidade do projeto de contação de histórias nas escolas daquele município.

Fonte: Jornal de Arapiraca/ Carlo Bandeira