Pré-candidatos tentam desgastar gestão de JHC
Prefeito JHC (foto) e o deputado federal Rafael Brito estão protagonizando alguns embates no período de pré-campanha na capital alagoana – Foto: Edilson Omena
Com as pré-candidaturas à Prefeitura de Maceió já postas, os embates, sejam eles nas redes sociais, ou nas agendas políticas, estão em pleno curso. No comando da capital alagoana, o prefeito JHC (PL) já sabe que vai enfrentar alguns nomes de peso – a exemplo do deputado federal Rafael Brito (MDB) e do ex-deputado estadual Lobão (Solidariedade) –, na busca pela reeleição.
Na última semana, mais precisamente na sexta-feira (8), JHC soltou diversas indiretas direcionadas aos seus oponentes. O prefeito chegou a dizer que Maceió estava parada em todos os sentidos antes de sua gestão.
“Maceió agora é gigante. A cidade era parada em todos os sentidos. Pegamos a rede de ensino com alunos fora das salas de aula, sem uniforme, sem estrutura para receber climatização. Carroça vazia só faz barulho. Tem muitas carroças vazias por aí que só entregaram mentiras e promessas não cumpridas, mas como inveja ninguém controla, vamos seguir trabalhando. Não vamos retroagir, vamos só para o futuro. Se não tem coragem, nem vontade de trabalhar, não entre na vida pública. Não é espaço para covardes. Vocês não vão me ver com ‘oba-oba’, perfumaria. Eu ando com os pés no chão e trabalho para fazer acontecer. Não adianta provocar falsas expectativas. Maceió era assim e vejam onde estão os ex-prefeitos. Sempre faltou credibilidade e sobraram promessas não cumpridas”, discursou JHC ao lançar um programa chamado ‘Gigantinhos’, que vai investir na educação de Maceió.
Segundo o prefeito, há maldade nos políticos. “Os maldosos que falam que não compreendem o que estamos fazendo estão na oposição não a mim, mas a Maceió e aos maceioenses. Muitos acharam que iríamos recuar no primeiro desafio. Trabalho todos os dias para matar um leão. A política retrógrada, arcaica, faz parte do passado. A mudança que fizemos em Maceió é possível fazer em qualquer lugar, se tiver vontade e foco”, acrescentou.
As falas do prefeito de Maceió repercutem, e nas redes sociais, o pré-candidato do MDB, o deputado federal Rafael Brito, tem demonstrado disposição de enfrentar o atual gestor da capital. E é nas redes sociais que o parlamentar tem sido crítico.
“O prefeito de Maceió, JHC [João Caldas Junior] continua vomitando mentiras e enganações por onde passa. É um verdadeiro desfile de ações e anúncios que não se concretizam, não mudam a vida de ninguém. Continuamos sem creche, sem escolas, sem saúde e com o pior trânsito da história. Na ala da maquiagem, sua nota é 10”, postou o deputado federal em sua rede social.
O deputado, que também preside o MDB em Maceió, chegou a destacar, em entrevista à reportagem da Tribuna Independente, que a sua campanha deve focar em áreas que estão sem atenção do município, bem como apontar os agravantes do acordo celebrado entre a prefeitura e a mineradora Braskem.
O ex-deputado Lobão também tem usado suas redes sociais para mostrar os problemas encontrados na periferia de Maceió e apontar “má vontade” da atual gestão com os bairros afastados da orla de Maceió.
Prefeito é cobrado por não ter parcerias com governos
Para o ex-deputado estadual Lobão, pré-candidato a prefeito de Maceió pelo partido Solidariedade (SD), a atual gestão na capital não tem, sequer, parcerias com o governo federal.
“Observem que nenhum ministro de estado chegou em Maceió para visitar o prefeito [JHC, PL] e anunciarem juntos um projeto para a capital. Diferente do que acontece em Recife, onde o prefeito João Campos [PSB], tem bom trânsito e dialoga bem, e a cidade possui várias obras. É só comparar as gestões, por exemplo. JHC não dialoga com ninguém, seja governo estadual ou federal. Com essa postura, ele sabota Maceió deixando-a isolada, sem receber, reitero, os investimentos que deveria”, destaca Lobão.
Também pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-vereador Ricardo Barbosa é outra figura política que está buscando desgastar a gestão do prefeito JHC, em Maceió.
De acordo com o petista, JHC ainda representa uma ala do bolsonarismo (aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro), e que a capital alagoana apresenta uma série de problemas em sua estrutura, principalmente em áreas essenciais, como saúde e educação.
Barbosa também tem criticado o acordo realizado pelo Município com a empresa Braskem, responsável pelo afundamento do solo nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol.
DEFESA
O prefeito JHC, embora tenha respondido na última semana alguns ataques, também conta com uma artilharia na Câmara de Vereadores. Parlamentares como Leonardo Dias (PL) e Siderlane Mendonça (PL) defendem JHC e ao mesmo tempo consideram que os atuais nomes postos à prefeitura não ameaçam o favoritismo de JHC. No Legislativo, o prefeito de Maceió tem resistências na oposição, mas até vereadores do MDB, legenda presidida em Alagoas pelo senador Renan Calheiros, estão na base de situação.
Por Thayanne Magalhães – repórter / Tribuna Independente