23 de novembro de 2024

Bares e restaurantes têm expectativa alta para Réveillon

Proprietário de uma churrascaria na orla, Guilherme Filho vai atender os clientes por ordem de chegada - Foto: Edilson Omena

Maceió conta com festas públicas de Réveillon espalhadas pela cidade, mas, a festa na orla todos os anos é a mais procurada. Nela, maceioenses e turistas celebram juntos a chegada do novo ano com espetáculo pirotécnico. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel/AL), Marcus Batalha, a expectativa de vendas aumenta e o setor tem se preparado para receber os clientes da melhor forma.

“O fim de ano vem acompanhado de muitas festividades e, com isso, a expectativa de vendas aumenta. Na virada de ano não é diferente. Alguns bares e restaurantes se preparam para receber seus clientes e oferecer, além da tradicional ceia de réveillon, as delícias da gastronomia alagoana. Com isso, o setor espera que, com o aumento do fluxo de turistas na cidade, essa demanda pelo Réveillon seja muito boa”, afirmou Batalha.

Um dos estabelecimentos que tem se preparado é uma churrascaria, no bairro de Ponta Verde. O proprietário Guilherme Filho contou que o setor sofreu muito com a pandemia e agora espera bons resultados. “Acredito que os setores de hotelaria e bares e restaurantes foram os mais prejudicados com a pandemia. Vamos abrir às 18h30 e encerrar as atividades à 1h da manhã. Será por ordem de chegada e esperamos casa cheia. Todos os anos lotamos e esperamos que este ano não seja diferente”, disse.

Ainda de acordo com Filho, está sendo preparado um buffet especial para a noite da virada e os clientes vão ter música ao vivo. “O buffet é totalmente diferente, é um buffet de Ano Novo, com lagosta, pernil e outros itens. Além do buffet diferenciado, vamos ter dois músicos para animar o pessoal. Não estamos mais trabalhando com reservas porque, muitas vezes, o pessoal que fazia a reserva chegava tarde e outros clientes que não faziam queriam vaga e não podíamos deixar porque estava reservado. Então, será por ordem de chegada. Atualmente, a capacidade é para 204 pessoas”, afirmou o proprietário.

Já outra churrascaria, no bairro de Cruz das Almas, que só trabalha com reservas para a noite da virada, quase não tem mais vagas. “Estamos com reservas desde agosto. Estamos no terceiro lote e devemos ter ainda uns 15% disponíveis. Praticamente esgotado. Temos capacidade para 420 pessoas”, contou o proprietário Ari Sampaio.

Ainda segundo Sampaio, além de buffet especial e atrações para os clientes, o estabelecimento oferece área kids. “Vamos ter duas bandas, buffet especial para a ocasião, com estacionamento privado, queima de fogos em frente, segurança e monitora para crianças. Contamos também com uma sala exclusiva para as crianças dormirem. É bem familiar, tem muita gente que já passa com a gente pelo quinto ano consecutivo, que gosta da estrutura que oferecemos”, finalizou.

E tem gente que não abre mão de passar o Réveillon com os pés na areia, como as estudantes Erika Gabriely e Vivian Antonela. “Todos os anos passamos na praia com familiares e amigos. Vemos os fogos e depois continuamos a festa em outro lugar”, afirmou Erika Gabriely.

A farmacêutica Caroline Pontes também é adepta dos pés na areia e trouxe até amigos de São Paulo para curtir a chegada do novo ano na orla de Maceió. “Todo ano eu venho com amigos. Vejo a queima de fogos e fico até de manhã, gosto de ver o sol nascer. Passei oito meses em São Paulo neste ano e acabei trazendo o pessoal de lá para curtir a virada aqui”, contou.

Com a orla lotada, muitos ambulantes também aproveitam para ganhar mais dinheiro, como o Marcos Barbosa, que trabalha há 15 anos comercializando bebidas e churrasquinho. “Trabalho em todos os réveillons. A expectativa é boa, tem muito turista, a praia sempre lota. Vamos trabalhar até amanhecer, umas 7h, 8h. Ano passado, foi bom e esperamos que esse seja melhor ainda”, disse.

Festa pública acontece em seis locais da orla e mais quatro bairros

Maceió conta com festividades nos bairros do Benedito Bentes, na Praça Padre Cícero; no Graciliano Ramos, nas imediações da Praça Central; no Vergel do Lago, nas imediações da Rua Aberta da Orla Lagunar; em Ipioca, no Alto da Ipioca; e em seis locais da orla, entre o Posto 7 e a Praça Multieventos.

A programação consta no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado pelo Ministério Público de Alagoas, Prefeitura de Maceió e empresários, no dia 19 de dezembro. O documento define regras de segurança, trânsito, higiene e limpeza das festividades.

Segundo o TAC, será disponibilizado contingente suficiente de militares pelo Comando de Policiamento da Capital para a realização da segurança das vias públicas. A Polícia Militar se comprometeu ainda em coibir a utilização de carros de som, a exemplo dos chamados “paredões”, e outros aparelhos de som não autorizados em vias públicas após 2h da madrugada.

Já o Corpo de Bombeiros deve disponibilizar viaturas de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar no horário dos shows pirotécnicos, além de analisar, vistoriar e conceder alvarás para as queimas de fogos em shows pirotécnicos, ficando responsável também por vistoriar as balsas destinadas à realização desse tipo de evento. 

Por Luciana Beder com Tribuna Independente