Mundo Cria realiza mais de 500 atendimentos durante ação em Arapiraca
Centenas de crianças participaram de mais uma edição do Mundo Cria, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria). Desta vez, a ação aconteceu durante a 2ª edição da “Corridinha para o Futuro”, em Arapiraca, no último sábado (24), no Lago da Perucaba. O evento também foi uma realização do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19) e do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL), com o objetivo de chamar atenção para a necessidade de combater o trabalho infantil. O Mundo Cria participou com produtos e serviços e realizou 548 atendimentos.
O Mundo Cria reúne ações de educação, saúde e assistência. Somente o Criando Sorrisos, projeto desenvolvido pela Secretaria da Primeira Infância nas Creches Cria, levando ações de saúde bucal, efetivou 104 atendimentos.
Uma das ações que é a queridinha das crianças é a pintura facial, com 142 atendimentos. Durante o evento, foi registrado ainda um atendimento médico. Na oportunidade, a Primeira Infância levou, ainda, atendimento do Cartão Cria (11) e pintura em tela (103).
A experiência proporcionada pelos óculos 3D (60) é outra atração bem disputada pela criançada. Os protagonistas do evento participaram ainda de pintura em desenho (35), montagem de brinquedos (62), além de atividade de psicomotricidade (30).
A secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, prestigiou a ação e destacou a relevância da iniciativa do TRT-19 e do MPT. “É essencial conscientizar a população para o tema, pois é uma pauta que deve ser abraçada por toda sociedade. Precisamos trabalhar no sentido de assegurar uma infância saudável e feliz para as nossas crianças”.
Conforme a organização da corrida, participaram cerca de 200 crianças das comunidades Manoel Teles e do Sítio Pau Ferro. As inscrições aconteceram antes da corrida com a contribuição do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Alagoas (Fetipat), do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Município (CMDCA) e da Organização Não Governamental Manoel Teles Solidário. O evento contou também com apoio da Prefeitura de Arapiraca.