Alagoas tem a maioria das praias próprias para banho, aponta levantamento
Com águas cristalinas, coqueirais cobrindo a costa e belezas encantadoras, o Destino Alagoas tem a maioria de suas praias avaliadas como propícias para o banho, de acordo com estudo realizado pela Folha de S. Paulo.
O levantamento mostra ainda que nos cerca de 230 quilômetros do litoral alagoano, 31 dos 59 pontos avaliados estavam próprios para banho.
Entre as praias avaliadas como boas estão a do Francês e do Saco, na cidade de Marechal Deodoro, além da Barra de São Miguel, todas localizadas no litoral Sul alagoano. Em Maceió, a praia da Pajuçara está entre os pontos considerados próprios para banho.
Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Caroline Balbino, o levantamento é resultado dos esforços do Governo de Alagoas no desenvolvimento turístico do Estado.
“Com as intensas estratégias adotadas pelo Governo de Alagoas, por meio da Sedetur, o turismo alagoano vem se desenvolvendo cada vez mais, e o resultado desse estudo demonstra isso. Recentemente tivemos a renovação do selo Bandeira Azul na praia do Patacho, que é um exemplo de turismo responsável e que segue rigorosos protocolos ambientais. Nossas praias estão aptas para garantir a segurança e o lazer não somente dos visitantes, como também da população local”.
O estudo mostrou ainda que, além de Alagoas, estados como Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba concentram a maioria das praias que estiveram próprias para banho no período entre novembro de 2021 e outubro de 2022. Os dados são monitorados pela Folha há seis anos, seguindo as normas federais sobre balneabilidade.
Turismo Seguro
A atividade turística em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial.
No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional – Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Roteiro, Passo de Camaragibe e Maceió.
O Estado também registra 2.335 empreendimentos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos.
As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.
Foto: Assessoria