Ex-deputado Lobão reaparece e quer disputar a Prefeitura de Maceió
Lobão está filiado ao Solidariedade e deixou o MDB, dos Calheiros – Foto: Sandro Lima
Ex-deputado estadual e ex-vereador em Maceió, Lobão deixou os quadros do MDB em junho deste ano visando ter maiores possibilidades eleitorais em 2024. Hoje filiado ao Solidariedade (SD), o ex-parlamentar é o nome da legenda como pré-candidato à prefeitura da capital, comandada por JHC (PL). No seu antigo partido, ainda não há definições sobre quem estará em campo para concorrer ao cargo na capital.
À reportagem da Tribuna Independente, Lobão diz que cansou de “levar chá de cadeira” enquanto esteve exercendo os mandatos de vereador e deputado, e ao ter a “caneta na mão”, pode fazer com que os seus projetos saiam do papel.
“Eu como vereador e como deputado estadual requeri muita coisa. Tivemos algumas ideias atendidas e outras não. Eu cansei de pedir e levar um chá de cadeira em projetos que demoraram quase uma década para sair do papel, como, por exemplo, os banheiros públicos das praias, a ciclovia da Fernandes Lima. A gente pediu muito pela reconstrução do novo Mercado da Produção e o projeto não saiu do papel. Essas e outras ações demoraram quase que oito anos para sair do papel. E hoje, filiado ao partido Solidariedade, confirmou que estou como pré-candidato a prefeito de Maceió”, destaca Lobão.
“Eu decidi ir atrás da caneta para realizar. Eu sou aluno de escola pública, venho da periferia, do meio artístico, tenho a experiência de ser feirante e tive a oportunidade de aprender como deputado estadual e deputado federal. Então essa junção de um filho da periferia com a experiência do parlamento fez com que eu tivesse a condição de agora colocar o meu nome à disposição para disputar um cargo majoritário que eu sempre quis”, continua.
Lobão se considera um político diferente, que se dedica a cuidar de coisas consideradas simples, como a instalação de banheiros públicos ou mais complexas, como a aprovação de uma que permite o cultivo de maconha em Alagoas.
Lobão diz não haver candidato com favoritismo
Apesar de confirmar a pré-candidatura, Lobão precisa encarar uma situação em que o atual prefeito de Maceió ainda mantém uma dianteira por conta de sua popularidade junto ao eleitorado da capital. No entanto, o ex-parlamentar diz que não existe eleição ganha.
“Temos muita coisa pela frente e o atual prefeito deu muita atenção para o turismo, mas se você der uma volta pela periferia, no Conjunto Frei Damião as pessoas adoecem com a poeira, pois as ruas não estão drenadas e nem pavimentadas. Na Vila Brejal não tem escola e inunda quando chove. A população padece, assim como no Bom Parto. Essa gestão dá uma atenção maior para a orla de Maceió então, o nosso compromisso é trazer equilíbrio. Olhar para a nossa periferia e ter mais sensibilidade para as áreas onde o atual prefeito não chegou, principalmente na educação municipal. Queremos que tenham o mesmo padrão das escolas particulares, com ar-condicionado e incentivo para que as crianças e adolescentes da periferia tenham interesse em estudar e crescer”, concluiu.
ARTICULAÇÃO
Presidente municipal do Solidariedade, Gustavo Pessoa é o principal responsável pela chegada de Lobão às fileiras do partido. Pessoa esclarece que o diálogo sempre esteve aberto para a chegada de Lobão.
“Já estávamos conversando há algum tempo e oficializamos a chegada dele ao partido. Lobão é um grande quadro da política alagoana e qualquer partido ficaria feliz em recebê-lo. É uma honra poder ter construído esse acordo”, ressalta.
O partido também confirmou a filiação de João Lopes, empresário e presidente do Instituto Luiz Tavares.
Por Thayanne Magalhães / Tribuna Independente