24 de novembro de 2024

Dez banhistas são resgados pelos Bombeiros

Corpo de Bombeiros possui postos fixos de salva-vidas nas Praias do Mirante da Sereia, Pajuçara e Francês (foto) – Foto: Real Deodorense

O Corpo de Bombeiros resgatou dez vítimas de afogamentona na tarde desse sábado (18), na na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió. 

Duas vítimas foram resgatadas pelos guarda-vidas no início da tarde, uma adolescente de 15 anos e um jovem de 23 anos. Ao serem retirados do mar, eles receberam os primeiros atendimentos e foram liberados no local, sem a necessidade de serem levados a uma unidade de saúde.

Dois jovens de 21 e 22 anos, também vítimas de afogamento, foram retirados do mar da Praia do Francês pelos ainda na tarde de ontem. Depois, mais quatro jovens, de 20, 18, 15 e 12 anos, foram salvos de afogamento na mesma praia.

Ainda na tarde de ontem, os Bombeiros resgataram um adolescente de 16 anos e um homem de 40 anos, que se afogar na mesma região.

Conforme o Corpo de Bombeiros, quatro guarda-vidas realizaram o resgaste e os primeiros socorros. As vítimas não precisaram ser levadas ao hospital.

Nesta época do ano, junto com a alta procura pelas praias alagoanas, aumentaram também os chamados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas para atendimento a casos de afogamentos. O Corpo de Bombeiros destaca que cada local, como rios e lagoas, oferece perigos diferentes durante os banhos de mar.

O Corpo de Bombeiros possui postos fixos de salva-vidas nas Praias do Mirante da Sereia, Pajuçara e Francês. Nas Praias de Guaxuma, Jacarecica, Ponta Verde e Sobral, os postos funcionam por meio de serviço voluntário remunerado, para os quais o militar em sua folga pode se candidatar ao trabalho por até oito serviços ao mês.

RECOMENDAÇÕES

É importante durante o banho de mar procurar informações sobre o local nos postos fixos. Caso o local não tenha equipies de guada-vidas, buscar informações com os comerciantes do local, pois são pessoas que, em sua maioria, já conhecem o ambiente e podem indicar as melhores áreas para o banho.

Outra orientação é a atenção às placas de sinalização existentes no local, que comunicam sobre os riscos e a balneabilidade das praias. Para os banhistas que vão à praia com crianças, ele alerta que estejam sempre atentos. Não percam os pequenos de vista e durante o banho elas devem ser acompanhadas por um adulto.

As boias flutuantes usadas por crianças também merecem atenção. Em locais de correnteza, essas boias podem levar as crianças a lugares que oferecem riscos de afogamento. Esses equipamentos também podem sofrer perfurações por pedras ou outros materiais cortantes.

Em caso de afogamentos, o Corpo de Bombeiros orienta que os banhistas busquem sempre ajuda, não tentem realizar salvamentos sozinhos, devido à alta chance de um afogamento duplo. Em ocorrências de afogamento, é possível buscar ajuda do Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193.

Por Vinicius Teodósio / Ascom Semurb