22 de novembro de 2024

STJ disponibiliza óculos inteligentes para advogados com deficiência visual

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) encaminhou ofício informando à OAB Nacional que adquiriu três unidades dos óculos Orcam Myeye 2.0, que possui tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual grave e funciona como uma plataforma portátil com o poder de uma visão artificial. O dispositivo realiza a leitura instantânea de textos, livros, superfícies, rostos, produtos, cores e cédulas de dinheiro. O objetivo da medida é proporcionar inclusão para os advogados brasileiros com esse tipo de deficiência.

“Saudamos a iniciativa do STJ em proporcionar acessibilidade e cidadania, oportunizando aos profissionais do direito com deficiência a possibilidade de atuação integral junto à Corte. Inclusão já não é mais um diferencial das instituições, mas uma obrigação de todos nós”, diz o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, ao elogiar a iniciativa.

Os óculos ainda realizam a leitura de textos na língua portuguesa, inglesa ou espanhola, tem diversas velocidades e possibilita o armazenamento de informação sobre pessoas como um banco de dados. Os equipamentos, já configurados e prontos para uso, estão disponíveis na Biblioteca Ministro Oscar Saraiva e na Seção de Atendimento e Apoio aos Advogados.

por OAB