O INTOMORATO JORNAL DE ARAPIRACA
No dia 30 de outubro de 2023, data magna comemorativa dos 99 anos de Emancipação Política de Arapiraca, o Jornal de Arapiraca, também comemorou a passagem do seu oitavo aniversário de existência. Sei perfeitamente que estou chegando um pouco atrasado, mas tranquilo, porque felicitações não é como medicamento, que tem prazo de validade.
É com subida honra e redobrada alegria que exalto a passagem dos 8 anos de atividade do Jornal de Arapiraca. Pode parecer pouco, mas, seu legado não deve ser mensurado pelo tempo, mas sim pela extensa folha de relevantes serviços prestados regularmente à sociedade, através das páginas desse altaneiro noticioso que tanto nos orgulha e engrandece.
O Jornal de Arapiraca é o farol da sociedade, a clava forte da verdade publicada e o florão da imprensa Agrestina das Alagoas. Como é de boa sabença, a opinião pública é a opinião publicada com responsabilidade. E este tem sido o inarredável e inalienável compromisso desse combativo periódico aliado do povo, que vem conquistando mais e mais credibilidade no contexto do seu crescente público leitor, afinal, o jornal impresso é o retrato fiel da alma coletiva. Como dizia o grande pensador Albert Camus: “O jornalista é o historiador do instante”, instante fidedignamente estampado no papel jornal.
Conheço pessoalmente boa parte da operosa e competente equipe do Jornal de Arapiraca, mormente o tripé de comando e sustentação, que é composto pelos jornalistas: Roberto Baia, Eli Mario e Manoel Lira, os quais, vejo linearmente comprometidos com a verdade dos fatos narrados com pena fogosa e as tintas da mais pura autenticidade. Percebe-se também no seio da seleta equipe do Jornal de Arapiraca, uma muralha de peitos livres e um visceral alinhamento com a liberdade de imprensa, bandeira ardorosamente defendida pelo inesquecível jornalista Líbero Badaró, que nos deixou esta frase lapidar: “Morro defendendo a liberdade, morre um liberal, mas a liberdade não”. Nossos eternos agradecimentos a Líbero Badaró, o incansável paladino em prol da liberdade de imprensa no Brasil.
Tenho um grande apreço pela imprensa, o chamado quarto poder, guardião dos sadios propósitos coletivos. Mas, peço vênia para particularizar aqui o meu carinho especial pelo nosso donairoso e quase decenário Jornal de Arapiraca, ao tempo em que, associando-me as merecidas e jubilosas manifestações de apreço, lavro aqui a minha Moção Congratulatória pela passagem dos 8 anos de fundação do nosso intimorato Jornal de Arapiraca.
Ismael Pereira – Artista Plástico, poeta, escritor e bacharel em Direito.