MÉTODO CANGURU: EMOÇÃO E SENSIBILIDADE MARCAM INAUGURAÇÃO DE NOVOS LEITOS ESPECIAIS NO HOSPITAL CHAMA
Foto: Zé Neto – Ascom Arapiraca
O mês de novembro também é roxo. Nesta quarta-feira (1), a Prefeitura de Arapiraca iniciou a campanha de sensibilização à prematuridade comemorando uma ação importante que encheu de emoção a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e da maternidade do Hospital Chama: a inauguração de leitos que adotam o Método Canguru.
O modelo consiste em tratar bebês prematuros, internados na UTI Neonatal, com estratégias de cuidado humanizado que estimulam a presença dos pais e o contato materno precoce, promovendo desde cedo o aleitamento e a adoção da técnica canguru para segurar o bebê, na posição vertical e em contato com a pele do cuidador.
O serviço foi inaugurado com um grande motivo para celebrar, que foi a transferência de quatro bebês gêmeos da UTI: as pequenas Layla e Helena, com a mamãe Maria Heloísa, e os nenéns João Guilherme e José Gael, com a mamãe Aline Gabriele.
A visita contou com a presença da equipe da maternidade do Chama e representantes da secretaria, como a secretária Jackelline Barbosa, a superintendente de Atenção à Saúde, Rafaella Albuquerque, a coordenadora de Saúde da Criança, Irly Valeriano, e a coordenadora do programa Rede Cegonha no município, Maria Jenice.
Emocionada, a secretária elogiou os profissionais do hospital e destacou a relevância da adoção dessa metodologia para entender a prematuridade. “A parte de neonatologia precisa de pessoas sensíveis que entendam o que estão fazendo, porque são vidinhas que a gente define em pouco tempo. Nós sabemos também que essa segunda etapa do método inicia lá na UTI, então é importante que a mãe venha com esse preparo, porque nessa fase do canguru elas é quem são os nossos olhos”, explicou.
A cor da sensibilidade
Esta foi a primeira de uma série de ações que marcarão o Novembro Roxo na cidade de Arapiraca. Com o tema “Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”, a campanha discute estratégias de prevenção à prematuridade, que acomete cerca de 340 mil bebês a cada ano no Brasil.
Confira a programação:
08/11, no CRIA
Educação continuada com médicos sobre o bebê prematuro fluxos do Espaço Nascer e Crescer
17/11, às 15h, no Hospital Regional
Roda de conversa com os profissionais da maternidade: importância do leite humano como imunoterapia para o bebê prematuro
23/11, às 15h, no CHAMA
Roda de conversa com os profissionais da maternidade: importância do leite humano como imunoterapia para o bebê prematuro
21/11, no CRIA
Seminário sobre as ações desenvolvidas na Primeiríssima Infância – Pequenas ações: Grande Impacto.
29/11, na Área Verde
Piquenique da Prematuridade