PDT fortalecido com Lessa vice-governador e Kátia Bom na Secretaria de Assistência Social
Agora, sim. Ronaldo Lessa (PDT) está devidamente diplomado como vice-governador eleito por Alagoas, e o PDT, definido como gestor da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), no segundo mandato consecutivo do governador Paulo Dantas (MDB). A assistência social é uma área que já vem sendo valorizada nesta gestão e que deve ser incrementada com novos projetos e vertentes de trabalho.
Quem estará à frente da secretaria é a ex-prefeita de Maceió, Kátia Born (PDT), uma máquina de produzir bons resultados, onde quer que ponha suas mãos. “A Kátia é uma unanimidade com sua competência e com a força de trabalho muito grande que ela tem, além da sua visão social e política”, confirma Ronaldo.
Em janeiro também assume Lula, como presidente da República, que tem um compromisso histórico com os pobres deste país. Está definida a linha política dos próximos anos: acabar com a miséria e colocar comida no prato do brasileiro. Certamente, para tanto, vai fazer várias parcerias com os estados para poder cumprir essa missão.
Recentemente, Paulo reuniu-se com Ronaldo para discutir sobre as diretrizes do próximo governo e sobre o espaço que coube ao PDT. A política de Ronaldo é alinhada ideologicamente com a de Paulo, que já vem garantindo, através da SEADES, por exemplo, a criação de complexos nutricionais nos municípios alagoanos e fazendo a distribuição de refeições às famílias carentes: é o Pacto Contra a Fome.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Ronaldo, que como governador investiu nos Arranjos Produtivos Locais incentivando as potencialidades de cada região, quer resgatar e fortalecer o setor de desenvolvimento produtivo. “É aonde a gente vai inovar. Para promover desenvolvimento, a gente vai incluir essas pessoas no processo produtivo para que elas possam seguir crescendo socialmente. E vamos trabalhar com a transversalidade em várias áreas, a exemplo da Secretaria do Trabalho e Secretaria da Agricultura. Há muitos parceiros neste processo”, afirma o vice-governador eleito.
Já no governo como um todo, explica Ronaldo, o foco de Paulo é prestigiar os servidores, fazer concurso público, priorizar as minorias, quer sejam elas quilombolas, índios ou LGBTs. “Um governo feito para as pessoas, contra racismo, contra qualquer tipo de fobia, que vai trabalhar contra as desigualdades sociais. Vamos produzir em parceria com prefeitos, vice-prefeitos, lideranças de cooperativas e setores da sociedade organizada para a gente fazer um governo bem dinâmico e democrático”, avalia.
PDT FORTALECIDO
Para o presidente do PDT de Maceió, João Folha, as expectativas do partido são excelentes. “Com a vitória do Lula cresce a expectativa de que haja um maior investimento nessa área assistencial de transferência de renda e combate à pobreza. O governador Paulo Dantas tem todos os instrumentos para fazer um excelente mandato e o nosso vice-governador Ronaldo Lessa, é inovador, é da vanguarda”, explica.
De acordo com Folha, o PDT está entrando num projeto de reconstrução e de reestruturação. “Já estamos planejando as próximas eleições municipais, tanto em Maceió quanto em diversos municípios em Alagoas, para que o PDT mostre a sua força e colha os frutos desse trabalho”, diz. A ideia é garantir mandatos de vereadores, vice-prefeitos e prefeitos do PDT. “Isso é só o começo. A gente planeja chegar em 2026 com o partido fortalecido e estruturado para eleger deputados estaduais e federais aqui em Alagoas”, analisa.
Bons augúrios neste final de ano para Alagoas. Ronaldo acredita que a esperança que o povo depositou neste grupo político, terá uma resposta positiva. “A confiança que o eleitor colocou na gente será correspondida. A ideia é manter o que está dando certo e fazer ainda melhor. As ações que marcaram o governo de Renan Filho, agora senador eleito, como por exemplo na Educação e na Infraestrutura, estão tendo continuidade no atual governo de Paulo, e vão continuar na próxima gestão. Por outro lado, Paulo vai também deixando a sua marca ampliando esse trabalho. A população pode esperar por essa luta, pela diminuição das desigualdades sociais”. São bons ventos, sem dúvida, para Alagoas e para o Brasil.
Fonte: Jornal de Arapiraca/ Alexandre Câmara