Governo Lula anuncia que vai ampliar para 30% teor de álcool na gasolina
Uma antiga solicitação dos produtores de álcool do País está prestes a ser realizada pelo governo Lula. Trata-se do aumento do percentual de álcool na mistura com gasolina vendida nos postos, de 27% para 30%.
A medida foi anunciada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira, 4 de agosto.
Disse ele que a ideia do governo federal é passar a mistura para 30%. “Vamos ter a gasolina mais limpa do mundo, além do carro flex, com etanol e gasolina”, anunciou durante agenda em Passo Fundo (RS), onde participou do anúncio de construção de uma nova usina de etanol.
Alckmin ainda anunciou o financiamento de até R$ 20 bilhões, pelos próximos quatro anos, para investimentos em pesquisa e inovação de biocombustíveis. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é a principal instituição financiadora.
De acordo com o vice-presidente, esses investimentos fazem parte da estratégia do governo Lula para ampliar o uso de combustíveis limpos no Brasil.
Por Éassim