Urbanitários confirmam papel social e público do Canal do Sertão Alagoano
Os Urbanitários participaram, no dia 27 de julho, de audiência pública realizada em Delmiro Gouveia, sobre o futuro do Canal do Sertão em Alagoas.
Durante a audiência, o Sindicato confirmou que a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas terá viabilidade financeira, mantendo-se sob o controle da CASAL, prestando um serviço público, em benefício dos mais necessitados.
Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Gino César, agricultores com até 2 hectares de terra da região, terão isenção do pagamento da taxa de água do Canal do Sertão. Serão contemplados com o benefício mais de 60% dos usuários do serviço.
Gino César afirmou que o próximo passo será levar toda essa discussão através do Conselho Estadual de Recursos Hídricos até à Assembleia Legislativa, que transformará em lei.
Os Urbanitários defenderam que o papel do Canal do Sertão é levar desenvolvimento para a região, oferecendo irrigação de forma gratuita para os pequenos produtores, garantindo uma melhor qualidade de vida para os mais necessitados.
A gestão do Canal do Sertão ficar com a CASAL é fundamental para garantir que a água chegue aos mais necessitados. A CASAL é a empresa com mais estrutura para fazer a gestão dos ativos do Canal do Sertão e efetuar toda a parte comercial, de cobrança aos agricultores.
Do mesmo modo é fundamental a parceira da CASAL com a Águas do Sertão pra fazer a distribuição da água na região, mantendo o sistema eficiente e democrático, garantindo o acesso universal a esse bem fundamental para a vida humana.
A audiência contou com a participação do secretário de Estado do Meio Ambiente, Gino César, da secretária adjunta Amélia Fernandes, do presidente da CASAL, Luiz Neto, de especialistas em meio ambiente, movimentos sociais e comunidade local.
—
Ascom
Sindicato dos Urbanitários de Alagoas*
Fone: (82) 3221-0880 / Fax (82) 3221-7286
Home: www.urbanitarios-al.com.br
Por Assessoria Urbanitários