Ronaldo Lessa visita mestra Zeza do Coco
O vice-governador e presidente do PDT-AL Ronaldo Lessa, visitou nesta sexta-feira (21) a mestra de folguedo popular Zeza do Coco, que no sábado passado, também recebeu um troféu de reconhecimento pelos serviços prestados à cultura alagoana, da @secultal. “A arte é o alimento da alma”, ressalta o vice-governador.
Zeza é arte pura. Nem precisa de palco para transformar, com naturalidade, um momento cotidiano, corriqueiro, num espetáculo artístico apenas com voz e ganzá. Quando se percebe, vive-se um momento cultural assim, do nada. Sem espaço adequado, produção, iluminação, sonoplastia, a arte emerge pura, raiz, em toda sua excelência, porque é produto genuíno da alma.
Em sua casa, na Chã de Bebedouro, a mestra de folguedo popular mostrou no ritmo do Coco de Roda e da embolada, toda força de sua voz afinada, suas canções e letras impactantes em defesa da natureza, dos humildes, daqueles que sofrem por causa da ambição dos homens. Zeza é uma enaltecedora da vida. Memória viva da cultura popular alagoana.
RONALDO LESSA E A CULTURA
Em suas gestões como governador de Alagoas e prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa resgatou e valorizou a cultura, que é o setor que primeiro sofre com o descaso em administrações conservadoras. Com Ronaldo, a cidadania, o orgulho de ser alagoano, também passou pela Cultura.
Como governador, Ronaldo criou o projeto Alagoas de Corpo e Alma, que levou para o Brasil nossos baluartes da cultura em suas diversas vertentes, promovendo também o Turismo. Resgatou a história e a importância do Quilombo dos Palmares e a memória de Zumbi. Apoiou a produção de filmes de circulação nacional e instituiu o Dia do Teatro Alagoano para fomentar a cultura teatral.
Em Maceió, após um longo ocaso administrativo, Ronaldo assume o comando da cidade resgatando festividades como São João, Natal, Réveillon e Carnaval. Além de criar o Maceió Fest, que atraía centenas de milhares de foliões de Alagoas e do Nordeste, todos os anos, para a Pajuçara, palco da festividade com grandes 0 da música brasileira. A cidade também foi palco de eventos nacionais e internacionais.
Por Alexandre Câmara
Fotos: @errolflinnn