Chuvas em AL: segundo Defesa Civil mais de 30 municípios estão em estado de emergência
Governos federal e estadual se mobilizam para reduzir impactos
As fortes chuvas que atingiram Alagoas no final de semana deixou, por mais um ano, um rastro de destruição e impacto na vida dos alagoanos. Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil de Alagoas na última quarta-feira (12), 31 dos 102 municípios decretaram estado de emergência. Na última terça-feira (11), governo federal e estadual se uniram para visitar as áreas afetadas e apresentar medidas tomadas em conjunto para reduzir o impacto na vida dos alagoanos.
Entre os municípios atingidos estão Maceió, como o mais afetado; Atalaia, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Joaquim Gomes, Marechal Deodoro, Murici, Passo de Camaragibe, Penedo, Porto Calvo, Rio Largo, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres e União dos Palmares. Os afetados pelas chuvas chegam em 6.880, segundo o órgão estadual, sendo elas 3.294 desabrigadas e 3.585 desalojadas. A cidade de Joaquim Gomes, na Zona da Mata, registrou um óbito, Jadson Moraes, o “Nem”, estava na estrada da região do Almeida, na zona rural de Flexeiras, quando caiu da motocicleta enquanto tentava atravessar um trecho inundado da estrada, e acabou sendo arrastado pela correnteza. Em São Sebastião, o Corpo de Bombeiros ainda segue nas buscas pelo jovem Elenilson dos Santos, 23 anos, que desapareceu no último sábado (8) em uma área de inundação no povoado Curralinho, em São Sebastião. Elenilson estava à cavalo e tentava atravessar um rio, quando foi arrastado pela correnteza e desapareceu. O animal foi localizado nas margens do rio, ainda no sábado.
Vieram a Alagoas, a pedido do presidente Lula, os ministros Renan Filho, dos Transportes; Waldez Góes do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional e Wellington Dias, de Desenvolvimento Social. Eles visitaram as áreas atingidas e anunciaram as medidas tomadas em conjunto. Entre elas, o auxílio no valor de R$ 800,00 e a distribuição de cestas básicas. Além da antecipação do Bolsa Família e do Saque Calamidade do FGTS, categoria criada pela Caixa Econômica Federal, para que o trabalhador possa sacar o saldo da conta por necessidade ocasionada por desastre natural que tenha atingido a sua área de residência.
Os ministros se mobilizaram também para incluir o estado de Alagoas na Medida Provisória para destinar recursos da União para atender os estados atingidos pelas chuvas. Os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco já estavam incluídos na MP e agora, Alagoas, receberá recursos devido à situação de emergência.
Fonte: Jornal do Interior/ Lysanne Ferro