Após reaproximar Renan e Luciano e unir MDB e PDT Eli Mário afirma: “Por Arapiraca tudo”
O arapiraquense Eli Mário Magalhães é um articulador político de mão cheia. Extrapola fronteiras e fura a bolha de entraves entre políticos da mesma legenda e une antigos desafetos históricos. É um expert. Conseguiu harmonizar as crises no MDB e juntar novamente os Calheiros e Luciano Barbosa. Conseguiu estreitar os laços entre o governo do Estado e a prefeitura de Arapiraca. Foi o primeiro a anunciar a continuidade do bloco político que elegeu Paulo Dantas governador, para as eleições de 2024 no município, metendo na capa do Jornal de Arapiraca o vice-governador Ronaldo Lessa e o prefeito da capital do Agreste
juntinhos.
Nesta entrevista, o secretário Executivo de Articulação Social da governadoria, cargo ligado ao Gabinete Civil do Governo do Estado e presidente do PDT de Arapiraca, traça um panorama do atual contexto político e das eleições de 2024.
-Eli, fala um pouco sobre sua trajetória nesse mundo dos bastidores da política alagoana.
– Olha, nós fazemos articulação política acho que desde que nascemos. Tivemos um momento político muito forte quando meu irmão (Elionaldo Magalhães) era deputado estadual. Elionaldo foi pra SUDENE, pra CBTU; mas eu sempre fiquei em Arapiraca fazendo essa parte de articulação. Aprendemos muito com isso aí. Depois ele se afastou; chega a hora de cada um tomar um rumo e eu continuei em Arapiraca fazendo esse trabalho com os amigos que sempre me procuravam. Sempre foi assim. Eu sempre intermediei essas conversas.
-Qual a sua relação política hoje com o MDB?
-Foi desde a última campanha política quando fui convidado pelo senador Renan Calheiros para ficar em Arapiraca auxiliando na campanha, junto com o coordenador Marco Fireman; porque ele sentiu a necessidade de ter uma pessoa da região do Agreste para agilizar o processo e auxiliar o pessoal de Maceió. Depois disso fui convidado para ficar no Agreste, na governadoria, e eu aceitei. Estamos trabalhando nesse ponto de realmente, unir a região em torno do governo Paulo Dantas; e o PDT, que também temos aí a ascensão do Ronaldo Lessa.
-O prefeito Luciano estava afastado do MDB. Você foi o responsável pelo estreitamento dos laços?
-Eu fui um dos responsáveis. Foi solicitado a mim para fazer essa intermediação e eu fiz com todo gosto, até por conta da grandeza de Arapiraca no contexto político. E também pela amizade que tenho com Luciano Barbosa. Nós somos amigos desde a adolescência. Nos respeitamos como cidadãos de Arapiraca. Isso foi feito. Hoje ele volta ao MDB. Conversou com o partido e com o senador Renan Calheiros e é o candidato do MDB à reeleição, e vamos para a campanha juntos. PDT-MDB.
-Como é sua relação com o senador Renan Calheiros?
-Eu sou um amigo. A gente dialoga muito sobre o Agreste, por ser conhecedor da minha região. Estamos sempre conversando nos finais de semana e nas segundas, quando o Senador se encontra em Alagoas.
– Segue então o mesmo bloco que elegeu Paulo Dantas e Ronaldo Lessa para o governo rumo à campanha de 2024?
– Segue sim. Desde a campanha, nas indicações, eu defendia o nome de Ronaldo Lessa para ser o vice dessa chapa. Até por ele trazer uma linha progressista, que ajudaria muito, pelo menos era o meu pensamento. Insisti que Ronaldo seria o nome de maior peso político para compor na chapa do Paulo Dantas, do MDB. Isso foi conversado várias vezes com o senador, com o MDB e eu estava sempre presente. No dia que fizeram as assinaturas, o senador disse “Ronaldo, a primeira pessoa que defendeu seu nome foi o Eli Mário”. E eu fico feliz por isso. Eu sentia que esse era o momento certo de trazer o Ronaldo. O cara que foi vereador, deputado estadual, federal, governador e prefeito, tem muito o que contribuir com o governo do estado de Alagoas. Aquele era o momento.
-Quais as definições para a próxima eleição?
-Olha, vamos marchar juntos. Pelo menos em Arapiraca PDT e MDB. Na terça-feira, 27/06, Ronaldo esteve lá, Luciano ficou muito feliz, ficou muito agradecido. Chamou-me em particular e pediu pra eu transmitir isso ao vice-governador Ronaldo Lessa.
-E você nunca se candidata, sempre nos bastidores
-Sempre nos bastidores. Acho que isso é a melhor função. Eu gosto muito de fazer esse trabalho, até porque me dou bem com todo mundo. Pelo menos eu tento fazer o meu melhor. E é a minha função. E por Arapiraca, tudo. Não é só nascer em Arapiraca. É Arapiraca nascer dentro de você. Arapiraca nasceu dentro de mim.
Fonte: Jornal do Interior/ Alexandre Câmara