26 de novembro de 2024

Câmara de Vereadores  promove Audiência Pública sobre a gestão fiscal da Prefeitura de Arapiraca

O vereador Sérgio do Sindicato, presidente da Casa Legislativa arapiraquense, avaliou como positiva a exposição da Drª Salete, responsável pela Controladoria do município.

“É necessário a transparência das contas públicas, e por isso acompanhamos as receitas e as despesas do dinheiro do contribuinte”, explicou o presidente da Câmara, Sérgio do sindicato.

A Drª Salete expôs toda a movimentação do exercício de 2022. E garantiu, explicando ponto a ponto, o que entrou e o que foi gasto como despesa corrente, investimentos com recursos próprios, entre outros pagamentos.

Servidora do município há mais de 20 anos, é responsável pelo departamento que projeta toda a movimentação financeira do município, desde Célia Rocha ao atual prefeito Luciano Barbosa.

Está havendo um esforço da gestão Luciano Barbosa em ser eficiente com o gerenciamento dos recursos financeiros, sejam eles com receita corrente; aquelas oriundas da arrecadação de tributos próprios, transferências, contribuições sociais e

econômicas, serviços, ou cobrança da dívida, como também, na receita de capital; as resultantes de venda de bens e direitos, da realização de operações de crédito (empréstimos) e de convênios.

Através do esforço com a eficiência desse gerenciamento, Arapiraca, é hoje, referência em implementação de obras com recursos próprios, em todo o estado de Alagoas.

Com orçamento de um pouco mais de 800 mil reais, em 2022, mesmo com as dificuldades de cada legislatura, ficou claro a eficiência da atual gestão financeira, perante a exposição na audiência pública, pois esse exercício fiscal fechou com um superávit de 225 milhões, mesmo com os processos burocráticos que emperram as aplicações e o envio de verbas federais para os municípios, mas reconhecido necessário para o funcionamento da máquina pública.

Segundo a Drª Salete, este desempenho positivo da gestão financeira, deve-se ao compromisso e seriedade de Luciano Barbosa, que apesar das dificuldades, implantou uma política de gestão financeira que não gasta mais do que recebe, simples assim, afirmou.

Arapiraca enfrenta vários desafios, pois, cerca de 20 municípios do Agreste dependem e procuram os nossos serviços, como na área da saúde, que fornece atendimento a essas populações que compõem a Zona Metropolitana de Arapiraca.

“Vivemos um período de desenvolvimento e crescimento em todas as áreas, e a população da nossa cidade pode ficar tranquila, porque estaremos sempre atentos com os investimentos aplicados por esta gestão”, afirmou Sérgio do Sindicato, presidente da Câmara de Arapiraca.

Fonte: Jornal do Interior/ Carlo Bandeira