23 de novembro de 2024

Cristiano Zanin assume como ministro do STF em 3 de agosto

Zanin foi indicado por Lula para o pleno do STF

Aprovado pelo Senado Federal, após ser sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o advogado Cristiano Zanin Martins, toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, em 3 de agosto.

A data, confirmada pela assessoria do Supremo, foi escolhida pela ministra Rosa Weber, em reunião que teve com o novo colega. Os dois conversaram por várias horas, ontem, no gabinete da presidente, para acertar os detalhes da cerimônia e trocar ideias sobre a rotina do STF.

A posse vai ocorrer logo após o recesso do Poder Judiciário, que para em pode todo o País durante o mês de julho.

Mesmo antes de assumir o posto, Zanin começa a organizar assuntos administrativos de seu gabinete, como a montagem da equipe e a avaliação do acervo de processos deixado pelo antecessor, Ricardo Lewandowski.

Zanin foi aprovado pelo plenário do Senado por 58 votos a favor e 18 contra, bem acima do mínimo de 41 votos que ele precisava para ser confirmado.

Ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e indicado por ele para o cargo na alta corte de justiça, Zanin terá, a princípio, uma longa carreira pela frente no Supremo.

Enquanto advogado, ele atuou por 4  anos nos processos envolvendo Lula na Lava-Jato e outras operações pelo país, como a Zelotes, que ocorreu em Brasília e defendeu a tese de que o presidente foi vítima de erros processuais e conseguiu anular as sentenças condenatórias da Operação Lava-Jato.

Ele poderá ficar no cargo até 2051, quando completará 75 anos.

Por Éassim