22 de novembro de 2024

Ivete Sangalo e Seu Jorge se apresentaram em fazenda com surto de febre maculosa

Ivete Sangalo e Seu Jorge se apresentaram em fazenda com surto de febre maculosa - Foto: Reprodução/TV Globo

A cantora Ivete Sangalo e o cantor Seu Jorge foram duas das grandes estrelas que passaram pela Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, no interior de São Paulo, local que sofre com um surto de febre maculosa.

A confirmação da morte de três pessoas após frequentarem um evento no dia 27 de maio no local, ligou um alerta sobre a doença no Brasil.

Enquanto Ivete Sangalo se apresentou na fazenda em abril deste ano, no dia 29, quase um mês antes dos registros dos casos da doença, o cantor carioca Seu Jorge foi uma atração no “pós surto”. O artista levou o show dele para o local no dia 3 de junho, início do mês.

A apresentação do artista reuniu entre 8 mil e 10 mil pessoas, de acordo com a Prefeitura de Campinas. Por meio de um comunicado, a assessoria de imprensa de Seu Jorge afirmou que o artista não apresentou sintomas da doença, assim como a equipe que trabalhou no evento.

“A saúde de Seu Jorge e de sua equipe está preservada e ninguém apresentou qualquer tipo de sintoma. Em vista disso, gostaríamos de reforçar que o cantor seguirá realizando sua agenda de shows normalmente.”

O espaço teria grandes shows nos próximos meses, entre eles o de Gusttavo Lima, que estava agendado para o dia 21 de julho. Porém, por ora, os eventos na fazenda estão suspensos até que as autoridades locais confirmem se há ou não infestação de carrapatos.


O que é a febre maculosa?

A febre maculosa, causada por bactérias do gênero Rickettsia, é transmitida pela picada do carrapato. A doença não é passada diretamente entre pessoas pelo contato. No Brasil, que em 2023 já registrou 48 casos da doença, os principais vetores são carrapatos do gênero Amblyomma.

De acordo com o Ministério da Saúde, normalmente a doença se manifesta de forma repentina, com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor na cabeça e no corpo, falta de apetite e desânimo. Em seguida é comum aparecerem pequenas manchas avermelhadas, que crescem e ficam salientes.

A prevenção da febre maculosa é baseada em impedir o contato com o carrapato.

Por Ibahia