Segurança nas escolas da rede pública estadual é reforçada com câmeras de videomonitoramento
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai fortalecer a segurança nas escolas da rede estadual, com a ampliação do seu sistema de videomonitoramento. Serão instaladas mil novas câmeras inteligentes, que irão monitorar, em tempo real, as unidades de ensino, alertando imediatamente às autoridades em caso de qualquer ocorrência.
O novo sistema é fruto de contrato firmado entre a Seduc e a empresa Teltex Tecnologia. O sistema funcionará no Observatório de Monitoramento do Aluno, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, e as novas câmeras serão posicionadas nas entradas e saídas das escolas, bem como nas áreas internas de maior circulação, a exemplo de ginásios, corredores, auditórios e refeitórios.
O contrato prevê ainda o fornecimento de equipamentos e mão de obra necessária à sua operacionalização, como explica o diretor comercial da Teltex – que atua no mercado de tecnologia desde 1993. A empresa é pioneira em projetos de circuitos de vídeos integrados para a segurança pública, contabilizando quase 200 grandes projetos de segurança executados em todo o país. O Tribunal de Justiça de Pernambuco, a Polícia Rodoviária Federal e o Banco Central do Brasil são alguns de seus clientes.
“O projeto proporcionará mais eficácia e agilidade no atendimento de possíveis ocorrências, pois as novas câmeras são equipadas com recursos de inteligência artificial capazes de processar as imagens captadas e identificar, sem interferência humana, potenciais situações de risco. Neste caso, são gerados alertas automáticos tanto para os operadores do Cepa, quanto para as forças policiais. Todo o sistema implantado atende às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, utilizando as informações apenas para os fins exclusivos de segurança pública, de forma sigilosa e confidencial”, afirma o diretor Thiago Rosa, salientando o alcance da ferramenta.
A secretária Especial de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Sueleide Barbosa, destaca os benefícios que o sistema trará para as escolas. “O videomonitoramento favorece o acompanhamento, disponibiliza importantes registros, inibe irregularidades e ajuda a equipe gerencial na tomada de decisões, inclusive de importantes intervenções e ajustes de condutas. Trata-se de um importante instrumento para ações de cuidado e garantia de direitos ao cidadão, seja ele estudante ou não”, avalia.
Outras duas vantagens, que vão além da segurança proporcionada à comunidade escolar, dizem respeito à capacidade de o sistema também auxiliar os gestores na frequência do aluno, captando a sua presença no exato momento em que acessa a escola. Isso também vai permitir que o setor de nutrição da Seduc identifique em tempo hábil quantos estudantes se encontram na escola, de modo que as merendeiras possam preparar e servir as refeições em quantidade exata, evitando o desperdício.
Sistema atual
Atualmente, a Seduc conta com 7.800 câmeras espalhadas em todas as 308 escolas da rede estadual, além de 8 Centros de Atendimento Especial, prédios administrativos da pasta e Gerências de Educação Especial (GEEs).
Todos os setores com câmeras possuem um monitor para a visualização das imagens capturadas, que ficam disponíveis no sistema por até três dias. No Cepa, o monitoramento funciona 24h, de domingo a domingo. Além disso, quando necessário, os plantonistas da Secretaria acionam patrulheiros e a Polícia Militar para o atendimento de ocorrências.
Por Ana Paula Lins / Ascom Seduc/AL