Da feira de Arapiraca para o mundo: Hermeto Pascoal é Doutor Honorário da Julliard School
O bruxo multi-instrumentista da Lagoa da Canoa ganhou mais um título que reverencia a sua genialidade musical. Hermeto Pascoal agora é Doutor Honorário, o mais alto título da escola de ensino superior de Música, Dança e Dramaturgia dos Estados Unidos, a Juilliard School. A cerimônia ocorreu na última sexta-feira (19), em Nova York.
Hermeto foi reverenciado pelo trompetista Wynton Marsalis, referência da música estadunidense. Em seu discurso, Marsalis destacou a origem do músico que fez com que ele explorasse o mundo à sua volta.
“Você é conhecido universalmente como ‘o bruxo’, ‘o feiticeiro’. Todos os músicos que trabalharam com você ao longo de sua longa carreira foram tocados para sempre por sua magia. Você é uma figura imponente e central na história da música brasileira, embora sua influência e criatividade sejam sentidas em todos os cantos do mundo. Você nasceu em Arapiraca, um pequeno e pobre povoado rural do semiárido nordestino. Atraído pelos sons da natureza desde muito cedo, você criou uma flauta a partir de uma haste de abóbora para tocar para os pássaros ao redor de sua casa. Quando criança, você pegava materiais sobressalentes na loja de seu avô ferreiro e os usava para fazer música. Aos sete anos, você experimentou a sanfona de seu pai. Essas explorações iniciaram uma ascensão musical de oito décadas como compositor, arranjador, líder de grupo e multi-instrumentista”, relembrou.
O trompetista não poupou elogios ao músico alagoano. “Com o seu talento e inquietação você mudou para sempre a paisagem sonora internacional, expandindo as aspirações harmônicas da Bossa Nova para aumentar as tensões e aprofundar as resoluções, com formas cada vez mais fundamentais e complexas, você também trouxe sons antes considerados não musicais, como ruídos naturais e a miríade de timbres recorrentes da vida, para o mainstream da música brasileira. Além de suas enormes habilidades como improvisador, você também contribuiu para um salto quantitativo e qualitativo na partitura da música de seu país. Exaltado mestre Hermeto Pascoal, sua música vai muito além de qualquer estilo para abranger”, ressaltou.
Além de Hermeto, outros quatro nomes foram considerados pela escola como líderes no mundo das artes. Deborah Borda, executiva musical que liderou a filarmônica de Nova York e de Los Angeles nas últimas três décadas; a dançarina e diretora artística do Centro Martha Graham de Dança Contemporânea, Janet Eilber; o ator Wendell Pierce, que fez carreira tanto no teatro quanto na televisão e no cinema; e a chinesa Xian Zhang, regente de grandes orquestras que está na sétima temporada à frente da New Jersey Symphony.
Hermeto e Zhang são os únicos estrangeiros entre os homenageados.
Em 2022, Hermeto foi homenageado pelo projeto Raízes de Arapiraca, que conta a vida de arapiraquenses que contribuíram para o crescimento da cidade.
Fonte: Jornal do Interior/ Lysanne Ferro